Apologética



Testemunhas de Jeová - Parte VIII – O Nome de Deus


Dizem que a maioria das pessoas das igrejas conhece o Criador como Deus, Senhor, o Todo-Poderoso ou com outra designação parecida. Consideram as pessoas que assim estão acostumadas como vítimas de fraude religiosa. Dizem que os líderes religiosos estão escondendo o nome verdadeiro de Deus que é Jeová.

Resposta Apologética:

Como sói acontecer com as TJs, já disseram exatamente o contrário do que acima afirmam:

O nome Deus quer dizer o Altíssimo, o Criador de todas as coisas. O nome, Jeová significa os propósitos do Eterno para com suas criaturas. O nome Deus Todo-Poderoso quer dizer que o seu poder é ilimitado. O nome Altíssimo dá a entender que ele é o Supremo e que além dele não existe nenhum outro. E o nome Pai quer dizer que ele é o Doador da vida (“Riquezas”, p. 134 STV).

JEOVÁ É O NOME CORRETO DE DEUS?

Afirmam sobre o nome Jeová: O nome Jeová é uma forma de um verbo hebraico que significa vir a ser ou tornar-se. Portanto, o nome de Deus significa ‘Ele Causa que Venha a Ser (“CONHECIMENTO Que Conduz à Vida Eterna”, 25/7) (destaque nosso).

As TJs reconhecem que não há possibilidade de pronunciarmos corretamente o nome de Deus.

Perguntam: Qual é a forma correta do nome divino – Jeová, Iahweh ou Javé?

Ninguém hoje pode saber com certeza como era pronunciado originalmente em hebraico.

Dizem mais:

Não se sabe exatamente como era pronunciado, embora alguns eruditos achem que Javé (Iahweh) seja a forma correta. No entanto, a forma Jeová já está em use por muitos séculos e é mais conhecida (“Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra”, p. 43/23). Como se vê, as TJs adotaram o nome Jeová não porque fosse o mais correto, mas porque já está em uso por muitos séculos. Seguem a tradição e não a correção.

Resposta Apologética:

O que eruditos declaram sobre o nome Jeová:

Na verdade, não há possibilidade de sabermos como pronunciar o nome de Deus. Vejamos o que dizem os eruditos sobre o nome Jeová:

JEOVÁ – Leitura falsa do hebraico, Jahweh, (“Webster’s Collegiate Dictionary” - Dicionário Colegiado Webster);

JEOVÁ – É uma forma errônea do nome de Deus de Israel (Enciclopédia Americana);

JEOVÁ – A pronúncia Jehovah é um erro resultante entre cristãos por combinar as consoantes YWH com as vogais de Adhonay (Enciclopédia Britânica);

JEOVÁ – É uma forma artificial (“The Interpreters Dictionary of The Bible” – Dicionário dos Intérpretes da Bíblia);

JEOVÁ – Palavra mal pronunciada do hebraico YHWH do nome de Deus. Esta pronúncia é gramaticalmente impossível. A forma Jehovah é uma impossibilidade filológica (“The Universal Jewish Encyclopedia” – A Enciclopédia Hebraica Universal);

As TJs se esquecem que já ensinaram da mesma forma que nós, dizendo: O nome Deus quer dizer o Altíssimo, o Criador de todas as coisas. O nome Jeová significa os propósitos do Eterno para com as suas criaturas. O nome Deus Todo-Poderoso quer dizer que o seu poder é ilimitado. O nome Altíssimo dá a entender que Ele é o Supremo e que além dele não existe nenhum outro. E o nome Pai quer dizer que Ele é o Doador da Vida (“Riquezas”, 135). Foram as TJs vítimas de fraude?

Deus tem vários nomes:

Elohim – Deus (forma plural, indicando pluralidade de pessoas). Aparece 2.226 vezes.

Eloab – Deus (forma singular, indicando singularidade de natureza). Aparece 52 vezes.

El – Deus. Aparece 90 vezes.

Adonai – Senhor, Amo.

El Olam – Deus eterno.

El Elyon – Deus Altíssimo.

El Chaday – Deus Todo-Poderoso.

Théos – Deus no grego. Aparece 1.232 vezes.

Kurios – Senhor no grego. Aparece 691 vezes.

Pai – Usado com relação a Deus 257 vezes.

Jeová – Aparece o tetragrama YHWH ou JHVH 6.823 vezes no Antigo Testamento.


  • Leia também

    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados