Apologética



Adventistas do Sétimo Dia – Parte XI – A adoração a Deus no Domingo


Dizem os Adventistas no Folheto “Porque se Guarda o Domingo”, p. 3: O domingo, segundo o Dicionário Webster chama-se assim (dia do sol), porque era antigamente dedicado ao sol ou a seu culto.

Resposta Apologética:

Os adventistas afirmam que o domingo é de origem pagã pelo fato de ser esse dia pronunciado e escrito em inglês Sunday e que esse vocábulo significa dia do Sol e que, portanto, o domingo é um dia paganizado. Esquecem-se de que, por exemplo, em inglês escreve-se sábado Saturday, e que isto significa dia de Saturno, um deus do paganismo, e havia verdadeiras orgias celebradas em sua honra no dia de sábado. Assim seria o sábado tão pagão quanto o domingo dado a sua etimologia inglesa: dia do Sol e dia de Saturno. Entretanto, convém ter presente que a guarda do domingo não se prende ao decreto de Constantino nem de nenhum papa, muito embora os adventistas costumem fazer citações neste sentido como se a Igreja Católica tivesse autoridade de reger sobre os crentes. O que é crença no catolicismo é que a Igreja Católica foi a primeira Igreja fundada por Cristo e que Pedro foi o seu primeiro papa e que sua autoridade parte do exemplo dos primitivos cristãos que guardavam o primeiro dia (domingo) em lembrança da ressurreição de Jesus. Mas, quem é o responsável pela observância do primeiro dia da semana como dia do Senhor? A resposta só pode ser uma: O próprio Senhor Jesus Cristo.

Vejamos:

a. Profeticamente o Sl 118.22-24 fala da pedra rejeitada pelos edificadores.

b. Esta Pedra é tipo do Senhor Jesus – Mt 21.42; At 4.11-12. Quando iniciou seu ministério reivindicando ser o Filho de Deus (Jo 5.17-18; 8.56-59); e foi rejeitado pelos judeus. Esta rejeição se deu numa sexta-feira – Mt 27.22.

c. A outra parte da profecia tornou-se cabeça de esquina, Sl 118.22, foi cumprida no dia da ressurreição de Cristo, que se deu no primeiro dia da semana [domingo] (Mc 16.9; Mt 28.1; Jo 20.1). Diz a profecia acerca desse dia: Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. A alegria se fez presente no coração dos discípulos neste dia – Sl 118.24 comparado com Jo 20.19-20. Assim, Jesus deu exemplo de comemorar solenemente o dia, eis que:

d. Ressuscitou pela manhã de domingo – Jo 20.1;

e. Apareceu à tarde do dia aos discípulos – Jo 20.19-20; f. Apareceu oito dias depois, isto é, no domingo seguinte aos mesmos discípulos, já Tomé presente – Jo 20.26;

g. Neste primeiro dia desceu o Espírito Santo – At 2.1-4 prometido por Jesus em Jo 14.16, 26; 15.26 comparado com Lv 23.15-16.

O cômputo para contagem da Festa de Pentecostes se dava a partir do dia seguinte ao sábado, ou seja, o domingo – Lv 23.15. Faça-se a contagem a partir de um domingo: 1, 8,15, 22, 29, 36, 43, 50. Jesus foi crucificado e morto numa sexta-feira – Mc 15.42; Jo 19.31 – e ressuscitou no domingo, ou seja, sete semanas vezes sete dias: 49 dias mais um igual 50 (7 X 7+1=50): Pentecostes. Ê a guarda do domingo o sinal da BESTA ou 666?

Já percebeu o leitor que dificilmente os Adventistas do Sétimo dia consignam nos livros atribuídos à escritora Ellen Gould White o seu nome por inteiro? Quase sempre é abreviado para Ellen G. White. E por quê? Porque, a soma dos valores das letras desse nome dá 666 em algarismos romanos e pode ser feita uma comparação com o número 666, o número da besta de Ap 13.18.

Os adventistas fazem declarações para amedrontar os crentes menos informados, citando os dizeres da coroa Papa VICARIUS FILII DEI. Vejamos o valor das letras em algarismo romano:

CÔMPUTO ADVENTISTA:

V I C AR IUS F I L I I D E I

5+1+100+1+5 1+50+1+1+500+1=666

Naturalmente, esse cômputo é errado mesmo que se aceitasse essa interpretação, pois o I ao lado do V (IV) de Vicarius acima somam 4 e não 6. Seriam 6 se o V estivesse antes de I(UI), o que não é o caso. Assim o cômputo correto da soma dos valores das letras do título papal seria:

CÔMPUTO CORRETO:

V I C AR IUS F I L I I D E I

5+1+100+4 1+50+1+1+500+1=664

POSSÍVEL CÔMPUTO COM O NOME DA SRA. WHITE:

E L L E N G O U L D W H I T E

50 + 50 + 5+50 + 500 + 5+5+1 = 666

[W= 5+5 (VV)]

O correto é que o primeiro dia da semana é chamado Dia do Senhor em Ap 1.10. E o que significa esta expressão? Significa o primeiro dia da semana ou domingo (Dominus Dies) - O dia da ressurreição vitoriosa de Jesus dentre os mortos - Rm 4.25. Comparemos algumas traduções com a João Ferreira de Almeida, Revista Atualizada a Revista Corrigida:

a. Um dia de domingo fui arrebatado em espírito – Tradução da Vulgata. Pe. Matos Soares.

b. Eu fui arrebatado em espírito um dia de domingo – Antônio Pereira de Figueiredo.

c. Num domingo, caindo em êxtase – Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

PROVAS ADICIONAIS DOS PAIS DA IGREJA

a. Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram e uma novidade de confiança, não mais guardando o sábado, porém vivendo de acordo com o Dia do Senhor (Inácio, 100 a.D).

b. Nós guardamos o dia oitavo com alegria, no qual também Jesus ressurgiu dos mortos e tendo aparecido ascendeu ao céu (Barnabé, 120 a.D).

c. No dia chamado domingo há uma reunião num certo lugar de todos os que habitam nas cidades ou nos campos e as memórias dos apóstolos e os escritos dos profetas são lidos (Justino Mártir,140 a.D).

d. Num dia, o primeiro da semana, nós nos reunimos (Bardesanes, 180 a.D).

SELO OU SINAL DE DEUS PARA NOSSOS DIAS

E a guarda do sábado o selo de Deus nos dias atuais? A nossa resposta é: Não! Os adventistas dizem que sim. Tal ensino é um dos mais absurdos. Colocam-se os adventistas como melhores intérpretes da Bíblia. Colocam-se acima de Jesus e dos apóstolos, pois quando foi que Jesus ensinou isto ou ensinou algum escritor inspirado do Novo Testamento? O Israel natural segundo a carne possuía dois selos:

1.A guarda do sábado – Êx 31.17;

2.A circuncisão – Gn 17.9-14

O povo de Deus hoje, entretanto, não tem mais estes sinais identificadores com povo de Deus. Ef 1.13; 2 Tm 2.19; 2 Co 6.17.


  • Leia também

    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados