Apologética



Mormonismo – A Doutrina de Deus-Adão - Parte VI


As doutrinas básicas dos mórmons concernentes a Deus são as seguintes:

1. Deus é o pai dos espíritos;

2. Deus é o pai de Jesus Cristo segundo a carne;

3. Deus uma vez foi homem como nós;

4. Deus é o nosso Pai Celestial;

5. Deus não é o único ser com quem temos de tratar, mas existem outros deuses no universo.

Agora note cuidadosamente que, segundo Brigham Young, Adão é identificado como tendo todos esses atributos.

Quanta descrença existe nas mentes dos Santos dos Últimos Dias em relação a uma doutrina particular que eu revelei a eles, e que Deus revelou a mim, isto é, que Adão é o nosso Pai e Deus, eu não sei, eu não indago a eles, eu não me importo com isto. Nosso Pai Adão ajudou a fazer esta terra, a qual foi criada especificamente para ele, e, depois que foi feita, ele e seus companheiros vieram aqui. Ele trouxe uma de suas esposas com ele, e ela chamava-se Eva, porque era a primeira mulher sobre a terra. Nosso Pai Adão é o homem que está em pé na porta, e segura as chaves da vida eterna e da salvação para todos os seus filhos que vieram e que hão de vir sobre a terra... Pois, alguém diz: Por que Adão foi chamado Adão? Ele foi o primeiro homem na terra, e o seu alicerçador e criador. Ele, com ajuda de seus irmãos, trouxe a existência. Então ele disse: Quero que meus filhos que estão no mundo dos espíritos venham e vivam aqui. Eu uma vez morei em uma terra parecida com esta, em um estado mortal, eu fui fiel, eu recebi minha coroa e exaltação. Eu tenho o privilégio de estender a minha obra, e o seu crescimento não terá fim. Eu quero que os meus filhos nascidos de mim no mundo dos espíritos venham aqui e tomem tabernáculos de carne, para que seus espíritos possam ter uma casa, um tabernáculo, uma morada... (The Desert News – 18 de junho de 1873 (sermão – parte dele), “On the Frontliness Witnessing to Mormons”, p. 71). (Destaque nosso).

Então se Brigham Young ensinou que Adão é o Pai De Nossos Espíritos, o Adão dele é o mesmo que a Igreja Mórmon hoje chama de Elohim, quer dizer “Nosso Pai Celestial” (“Regras de Fé”, edição 1983, p. 52, James E. Talmage).

Resposta Apologética:

Deve ficar claro que esse ensino de Brigham Young é estapafúrdio. Adão foi o primeiro ser criado por Deus e não o próprio Deus (At 17.26; 1 Co 15.45). Paulo declarou que os homens mudariam a glória de Deus incorruptível à semelhança da imagem de homem corruptível (Rm 1.23) e essa declaração não passa de uma tentativa nesse sentido. Outro deus Adão não existe biblicamente.

Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá (Isaías 43.10).

Quanto à pretensa autoridade de Brigham Young para ensinar tal doutrina estapafúrdia, ele disse acerca dos seus ensinos:

Eu nunca tenho pregado um sermão e o enviado aos filhos dos homens que eles não possam chamar de Escritura. Deixem-me ter o privilégio de corrigir um sermão, e ele será uma Escritura tão boa quanto eles mereçam (“Journal of Discourses” Vol. 13, edição 1870 – p. 264, Brigham Young; “Were Does It Sap That” – p. 7-2, Bob Witte).


  • Leia também

    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados