Apologética



Igreja Messiânica – Parte 04 – Fonte de Autoridade


4.1 – A OPINIÃO DA IMM SOBRE AS LITERATURAS INSPIRADAS

a) Sobre os ensinamentos de Meishu-Sama:

A importância da leitura dos Ensinamentos de Meishu-Sama e das publicações da Igreja: Os ensinamentos básicos da Igreja Messiânica Mundial são revelações que Meishu-Sama recebeu de Deus. Mesmo na forma impressa, eles portam Luz. Muitas pessoas que não tiveram quem ministrasse o Johrei obtiveram maravilhosos resultados, simplesmente ao lerem os Ensinamentos, ou apenas por segurarem um livro durante a purificação pela qual passavam.

É importante ler todos os dias o máximo desses inspirados Ensinamentos. Isso fará crescer sua compreensão e lhe permitirá receber a Luz contida nas palavras.

A fim de manter essa Luz em máxima força, lembre-se do seguinte: Coloque sempre os escritos, livros e impressos, em lugar alto e separado. Nunca os deixe numa estante baixa, numa cadeira, no chão etc., e certifique-se de que nada mais está colocado acima dos escritos.

Cuidando dos Ensinamentos de Meishu-Sama através dos livros e pelas publicações da igreja, receberá pleno benefício da Luz Divina emanada deles (“Recomendações para os Messiânicos”, pp. 26-27).

b) Sobre os ensinamentos de Meishu-Sama:

Meus ensinamentos devem ser lidos tanto quanto possível: quanto mais o fizerem, mais aprofundarão sua fé e elevarão seu espírito. As pessoas que negligenciarem sua leitura vão perdendo a força gradativamente. Quanto mais sólida for a nossa fé, mais teremos vontade de lê-los, e é bom que o façamos repetidas vezes, até que se fixem bem em nossa mente (“Alicerces do Paraíso”, vol. 4, p. 23).

c) Sobre os ensinamentos do Johrei:

Esta edição em português sob o título ‘Johrei – Divina Luz da Salvação é em sua maior parte uma tradução do livro ‘Johrei – Divine Light of Salvation; publicado em Kioto, no japão, pela ‘Society of Johrei’ e suas comunidades afiliadas.

O volume de 250 páginas é a primeira apresentação sistemática e correta em português das idéias desse grande Mestre. Este livro contém as partes que falam da doutrina e método de cura que ele ensinou. O livro também inclui uma breve biografia, uma bibliografia, reportagens e pesquisas em agricultura e os efeitos do ‘Johrei em pacientes com câncer (“Johrei – Divina Luz da Salvação”, prospecto).

Resposta Apologética:

4.2. E A BÍBLIA, ONDE FICA?

Analisemos alguns pontos da Bíblia e comparemos com os ensinamentos da IMM:

a) A revelação de Deus foi intermediada pelo povo judeu: Porque a salvação vem dos judeus (Jo 4.22);

b) A esse povo Deus confiou os seus oráculos: Israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos e a lei, e o culto e as promessas (Rm 9.4);

c) Jesus ressaltou que a leitura da Bíblia dava testemunho dele: Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam (Jo 5.39);

d) Fazer acréscimos à Bíblia, como os messiânicos que têm nos Ensinamentos de Meishu-Sama a sua verdadeira fonte de autoridade religiosa, é cair na maldição de Deus: Toda a palavra de Deus é pura: escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras para que não te repreenda e sejas achado mentiroso (Pv 30.5-6).

e) O uso que os messiâmcos fazem da Bíblia é sacrílego, pois utilizam-na como pretexto, apenas quando lhes convém, não estando dispostos a lhe seguir os ensinos: E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda (Mt 7.26-27).

Não é de se admirar que os Ensinamentos de Meishu-Sama tenham mais autoridade religiosa para os messiânicos do que a Bíblia, pois o deus que inspirou Meishu-Sama não é o mesmo Deus da Bíblia, mas uma divindade claramente panteísta.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com