Apologética



Maçonaria – Parte 05 – Maçonaria e Religião


Como já vimos no início deste estudo, os maçons procuram desmentir o fato de que a maçonaria seja uma religião. Quando mostramos na literatura deles, nos mais renomados autores, características de religião na maçonaria, geralmente respondem: Isso é interpretação pessoal do autor e não representa a Maçonaria. Para evitar esse tipo de problema, John Ankeberg e John Weldon escreveram para 50 Grandes Lojas dos Estados Unidos com a seguinte pergunta: Como um líder maçônico oficial, que livros e autores V.Sa. recomenda como tendo autoridade com relação ao tema maçonaria?

Eles receberam a resposta de 25 Grandes Lojas. Em primeiro lugar ficou Henry Wilson Coil, sua obra “Coil’s Masonic Encyclopedia – Enciclopédia Maçônica de Coil”, com 44%; em terceiro Albert G. Mackey, obra “Mackey’s Revised Encyclopedia of Freemasonry – Enciclopédia Revisada da Franco-Maçonaria de Mackey”, com 32%; e em nono lugar Albert Pike, obra “Morals and Dogma – Moral e Dogma”, com 16%. Os demais serão citados nesse artigo, se necessário.

Albert G. Mackey diz: A maçonaria pode ser corretamente chamada de instituição religiosa... A tendência de toda verdadeira maçonaria é com a religião... Veja os antigos landmarks (doutrinas), suas sublimes cerimônias, seus profundos símbolos e alegorias – tudo focalizando verdadeiros ensinos religiosos e quem pode negar que a maçonaria é uma instituição eminentemente religiosa?

Além dessa declaração inequívoca de uma autoridade indiscutível, acrescentamos que a maçonaria tem todas as características de religião. Possui orações na abertura e encerramento de todas as suas cerimônias, Templos ou Lojas, e consagração (da Loja) é um ato essencialmente místico esotérico, pois quem dá vida a uma Loja é o Grande Arquiteto do Universo. Segundo o mesmo dicionário, na maçonaria o tratamento entre os seus adeptos é o de irmão. Cerimônias fúnebres e enterros maçônicos: EXÉQUIAS significam funerais... uma pompa fúnebre, obedecendo a ritual apropriado. Batismo de crianças. Doutrinas. Código de moral, os landmarks. Juramentos.

Ministros Oficiantes: Vinte são os cargos que compõem uma Administração a cada Oficial usará a seguinte Jóia: Venerável Mestre,1 Vigilante, 2 Vigilante, Orador, Secretário,Tesoureiro, Chanceler, 1 e 2 Diáconos, Mestre de Cerimônias, 1 Experto, Hospitaleiro, Porta Estandarte, Porta Espada, Mestre de Banquetes, Arquiteto, Bibliotecário, Guarda doTemplo, Cobridor Externo. Todos os atos litúrgicos exigem do maçom atos sucessivos de fé.

Ceia Mística: A Ceia realiza-se na Iniciação do novo Cavaleiro Rosacruz e na quinta-feira de endoenças.

Os dogmas sustentados pela maçonaria são: Paternidade de Deus, fraternidade dos homens, imortalidade da alma.

Se não for uma religião, uma instituição com todos esses ritos e práticas, fica difícil saber o que se entende por religião. Então os maçons estão brincando de religião dentro da maçonaria. O fato de os maçons insistirem de que não se trata de uma religião não invalida a realidade. Os kardecistas, os rosacruzes, Seicho-No-Ie também negam ser seu movimento uma religião, afirmam que é uma ciência ou filosofia. Como os espíritas e outros, há inúmeros grupos religiosos não ortodoxos que se recusam a ser chamado de religião.

Por que não querem ser uma religião? A razão é óbvia: as lojas não terão novos adeptos se todos tomarem conhecimento de que se trata de uma religião de caráter secreto. Nesse caso, as pessoas, principalmente aquelas que já pertencem a um segmento religioso, não se interessariam por iniciar-se na maçonaria. Assim, a maçonaria declara que não é uma religião e que também não interfere na religião de ninguém e afirma ainda que uma das razões de sua existência é ajudar a diversas igrejas. Com essa aparente neutralidade, a maçonaria consegue a simpatia de membros de diversos segmentos religiosos e até mesmo de alguns pastores evangélicos.


  • Leia também

    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com