Apologética



Judaísmo – Parte 08 – Ética judaica.


Os judeus não possuem uma separação nítida entre a parte ética e a parte religiosa de sua doutrina. Tudo pertence à Lei de Deus. Existem 248 ordens positivas e 365 proibições, totalizando 613 mandamentos. Também são regulados por muitos costumes e práticas que surgiram ao longo da História. Diz-se que um costume judaico é tão obrigatório quanto uma lei.

Dão muita ênfase à generosidade, hospitalidade, boa vontade para ajudar, honestidade e respeito pelos pais. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor (Lv 19.18).

Muitos judeus dão o dízimo (10%). Para eles, dar esmolas não é fazer caridade, e sim cumprir o dever de combater a pobreza, baseado na Palavra de Deus: Quando entre ti houver algum pobre, na terra que o Senhor teu Deus te dá não endurecerás a tua mão e teu irmão que for pobre (Dt 15.7).

Como há muitos mandamentos, é natural que em certas circunstâncias eles entrem em conflito. Quando isto acontece, a vida humana está acima de tudo.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com