Apologética



Ciência Cristã – Parte 04 – A Bíblia


Alega a Ciência Cristã que seus ensinos estão alicerçados na Bíblia e, por conseguinte, ela pode ser aceita como cristã. Declara: Poder-se-á negar que tenha autoridade bíblica um sistema que age em conformidade com as Escrituras? (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, p. 342).

Entretanto, pesquisando o livro base – “Ciência e Saúde” – verificamos que a escritora declara ter encontrado contradições na Bíblia. Ela afirma com relação ao relato da criação em Gn 1 e 2: A Ciência do primeiro relato prova a falsidade do segundo. Se um é verídico, o outro é falso, pois são antagônicos (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, p. 522). Ora, nenhuma contradição existe entre o relato de Gênesis 1 e 2. No primeiro, resumidamente, se fala da criação do primeiro casal (Gn 1.26-28) e, em Gênesis 2, se fala descritivamente dessa mesma criação.

Falando sobre o livro de Apocalipse declara: Esse anjo (falando de Ap 1.3) ou mensagem que vem de Deus, envolto em nuvem, prefigura a Ciência Divina (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, p. 558). Sobre o Sl 23.6, diz: Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa [a consciência] do [Amor] para todo o sempre. Como vemos, a expressão casa do Senhor é substituída pela palavra entre colchetes, a consciência. Acrescentando palavras à Bíblia, Mary Baker procura com isso dar apoio integral ao seu livro dizendo: Um Cientista Cristão necessita da minha obra “Ciência e Saúde” como seu livro-texto, e o mesmo acontece com todos os seus alunos e pacientes (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, p. 456). Escreveu ela ainda: Onde quer que uma Igreja da Ciência Cristã seja estabelecida, o seu Pastor é a Bíblia e o meu Livro (“Misc. Writings”, p. 383). O livro tem três divisões; a) Os ensinos; b) Chave das Escrituras; c) as Curas.

Resposta Apologética:

A sua declaração é a característica de seitas que buscam na Bíblia apoio para os seus ensinos e logo depois abandonam a Bíblia sob falsas alegações. Está escrito: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro (Ap 22.18). Como vemos, o acréscimo às Escrituras é condenado.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com