Apologética



Ciência Cristã – Parte 06 – A Trindade Divina


A Vida, a Verdade e o Amor constituem a Pessoa trina e una chamada Deus – isto é, o Princípio triplamente divino, o Amor. Representam uma trindade em unidade, três em um – idênticos em essência, embora multiformes em função: Deus, o Pai-Mãe; Cristo, a idéia espiritual de filiação; a Ciência divina, ou o santo Consolador. ...Pai-Mãe é o nome da Divindade, o que indica o terno parentesco dEle com Sua criação espiritual (“Ciência e Saúde Com a Chave das Escrituras”, Mary Baker Eddy. The First Church of Christ, Scientist, in Boston, 1973, pp. 331-332).

Resposta Apologética:

Sua doutrina, como veremos, é ridícula. Apresenta-nos um Deus que ao mesmo tempo é masculino e feminino – Deus o Pai-Mãe; em seguida um Cristo, que nada mais é do que a idéia espiritual de filiação; e, por fim, o santo Consolador – a Ciência Cristã. Um ensino blasfemo sobre a doutrina da Trindade e nada tem a ver com a Trindade descrita na Bíblia.

A doutrina da Trindade é assim definida: Um só Deus eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas três pessoas constituem um só Deus, o mesmo em natureza, iguais em poder e majestade.

Existem duas provas bíblicas acerca da Trindade. A primeira, a que declara isoladamente cada uma das três pessoas da Trindade como Deus.

A Bíblia declara que Deus é um (Gl 3.20). Mas a Bíblia diz que Deus subsiste numa pluralidade de pessoas. A palavra Deus de Gn 1.1 é a tradução da palavra hebraica Elohim. Quando Deus criou o homem disse: Façamos o homem conforme à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... (Gn 1.26). Isso é repetido em Gn 3.22: Eis que o homem é como um de nós... Lemos mais provas bíblicas sobre a doutrina da Trindade: no batismo de Jesus (Mt 3.16-17); na fórmula batismal de Mt 28.19; na bênção apostólica (2 Co 13.13).

Uma das pessoas da Divindade é chamada Pai, Pai, nosso que estás no céu... (Mt 6.9); Jesus é chamado Deus e o Pai declara do seu Filho, Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos (Hb 1.8). Também o Espírito Santo é chamado Deus: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... Não mentiste aos homens, mas a Deus (At 5.3-4). Assim, Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com