Apologética



Cultos afro-brasileiro – Parte 09 – Quimbanda


A quimbanda nada mais é do que uma variante da umbanda. Assim, a quimbanda pode ser compreendida como a imagem invertida da umbanda, tudo que se passa no reino da umbanda, que se declara magia branca, tem o seu equivalente na quimbanda, que é chamada de magia negra. Não há razão para desvincular a quimbanda da umbanda, a não ser o interesse dos umbandistas de oferecerem ao povo uma imagem positiva da sua religião, como praticando apenas o bem. Umbanda e quimbanda vivem entrelaçadas.

Do ponto de vista que se poderia chamar técnico, as magias de umbanda e quimbanda são muito semelhantes e consistem na manipulação de animais, como sapos, lagartos, galinhas etc. ou na utilização de objetos pertencentes à suposta vítima, ou ainda, em bebidas, comidas, charutos e presentes para os espíritos atuantes. Varia a ênfase em certos recursos mais fortes, embora também seja isto relativo (“Kardecismo e Umbanda”, p. 54, Livraria Pioneira Editora, 1961).


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com