Apologética



Racionalismo Cristão – Parte 03 – Conceitos Religiosos


Seguindo a mesma linha de raciocínio do espiritismo kardecista, nega sua condição de religião ou seita religiosa.

Por não ser religião, mas escola espiritualizadora, não possui esta doutrina deuses nem adoradores (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30a edição, l976, p. 63).

A Doutrina Racionalista Cristã, portanto, é apenas uma filosofia de cunho espiritualista, sem nenhuma conotação de caráter religioso, místico e sobrenatural. Nela não há lugar para mistérios, nem dogmas, nem milagres, pois tudo no universo, tudo na vida, tem explicação racional e científica (“O Que É o Racionalismo Cristão”, folheto).

Para amenizar suas declarações atrevidas, entretanto, afirma que ensina a respeitar todas as religiões, bem como a maneira de pensar dos semelhantes.

Procura, porém, alertar que ter qualquer sentimento religioso, não passa de tolice.

Afirma que o RC ajuda as pessoas a se desfazer e libertar, à luz da razão, de seculares erros, preconceitos, crenças e crendices, fanatismos e sectarismos religiosos (“O Que É o Racionalismo Cristão”, folheto).

Quando vamos considerar os conceitos religiosos dos espíritas racionalistas, não devemos estranhar suas declarações absurdas e até blasfemas, sabendo de quem parte esses ensinos. Os espíritas racionalistas explicam a origem dos seus ensinos.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com