Apologética



Racionalismo Cristão – Parte 04 – Espíritos Enganosos


Falando sobre as 17 classes de espíritos que fazem sua evolução aqui na terra, considerada por eles um mundo escola, dizem: Milhões de outros, de igual categoria, embora não encarnando, se dedicam – principalmente por intermédio das Casas Racionalistas Cristãs – a auxiliar astralmente o progresso dos seus semelhantes menos evoluídos, encarnados neste planeta.(“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30ª edição,1976, p. 75). Se milhões desses espíritos se dedicam, por meio das casas racionalistas cristãs e auxiliar astralmente o progresso de seus semelhantes, o que podemos esperar desses milhões de espíritos? O que eles podem fazer em se tratando de quem são? Os racionalistas cristãos não ignoram a natureza desses milhões de espíritos. Dizem deles: A perversidade com que podem agir os espíritos do astral inferior, é quase ilimitada. (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30ª edição, 1976, p. 122). Informam mais deles: Como os espíritos do astral inferior não ignoram que todos os seres possuem mediunidade intuitiva, dela se aproveitam para incutir no mental das mesmas idéias absurdas e disparatadas. (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30ª edição,1976, p.123).

Ora, nós sabemos, à luz da Bíblia, que nossa luta espiritual não é contra o sangue e a carne, mas contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais: Porque não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12). Na análise dos ensinos desse grupo religioso, verificaremos que se tratam de sutis ensinos de demônios apontados por Paulo em 1 Tm 4.1: Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

Considerando que o RC se propõe restabelecer os magníficos ensinamentos de Jesus na Terra é lógico admitir que precisamos examinar onde se encontram esses magnificos ensinamentos para confrontá-los com os ensinamentos do RC para sabermos se realmente procede essa afirmação. Nada melhor para isso do que examinarmos a Bíblia onde se acham, fidedignamente, os ensinamentos de Jesus. E, sem dúvida nenhuma, esses ensinamentos estão exarados nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. O próprio Jesus se referiu a esses ensinos dizendo: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertard (Jo 8.31-32). Permanecer nos ensinos de Jesus, registrados na Bíblia, é conhecer a verdade que liberta. Enquanto falam dos magníficos ensinos de Jesus e, como dissemos, eles se encontram na Bíblia, na parte denominada Novo Testamento, os RC falam da Bíblia com desdém, com escárnio como se ela tivesse sido adulterada e não merecesse o menor crédito. Que incoerência! Falam dos magníficos ensinos de Jesus e ao mesmo tempo repelem o livro no qual esses ensinos se encontram. Jesus ordenou que ensinassemos o que Ele ensinou (Mt 28.19-20).


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com