Apologética



Racionalismo Cristão – Parte 06 – Deus


Na Bíblia, no Velho Testamento – livro sagrado e intocável para tantos adoradores – existem várias referências ao deus de temperamento iracundo e vingativo da época. Esse vergonhoso sentimento, especialmente em um deus, nada mais é do que o reflexo do sentimento do próprio povo que o imaginou. (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30a edição, 1976, p. 53).

Continuando nas suas afirmações arrogantes, atrevidas, blasfemas, entendem que manifestar crença na existência de um único Deus verdadeiro não passa de atraso espiritual: Os que hoje rendem culto a um deus abstrato, acharão – ao cabo de tantas encarnações quantas precisarem para atingir o necessário esclarecimento – tão tolo esse culto quanto ridículo os civilizados entendem, agora, ser a idéia, que também já alimentaram, de adorar deuses representados por elementos da natureza ou animais inferiores. E, por fim, chegam ao cúmulo da blasfêmia em falar de Deus como o hipotético deus pai. (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30a edição, 1976, pp. 55, 75).

O Racionalismo Cristão substituiu a palavra deus por termos mais condizentes e adequados à realidade, tais como Força Universal, Força Criadora ou Grande Foco, do qual fazemos parte integrante como partículas em evolução, possuindo, em estado latente, todos os atributos, poderes e dons dessa Força, dessa Inteligência Universal. O Grande Foco ou Força Universal ocupa todo o Espaço infinito, não existindo um só ponto no Universo que não acuse a sua presença vital, inteligente e criadora. Assim, o Racionalismo Cristão, evidentemente, não admite a idéia de Deus como terceiro elemento no Universo, além de Força e Matéria. (“O Que É o Racionalismo Cristão”, folheto).

Resposta Apologética:

O racionalismo considera um atraso intelectual a crença na existência de um Deus pessoal. Cabem muito bem aqui as palavras bíblicas de Paulo: Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Deveriam eles antes de escrever tais absurdos, ler Is 45.9: Ai aquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos? Se não bastar tal texto bíblico pode ser lido Dn 4.35: Não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes? Se crer num Deus pessoal é atraso intelectual, por que lemos o contrário na Bíblia, que o ateísmo sim é um atraso mental? Lemos no Sl 14.1: Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Dizendo que O Racionalismo Cristão... assenta seus princípios não na ‘fé’ mas no raciocínio se coloca ele totalmente contra o modo pelo qual podemos declarar nossa crença na existência de Deus. Ora, sem fé é impossível agradar-lhe (a Deus); porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Pior do que os demônios é a crença dos espíritas racionalistas, porque, enquanto os demônios crêem que Deus existe a estremecem na sua presença (Tg 2.19), os adeptos desse grupo religioso zombam da crença na existência de um Deus pessoal e transcendente ao próprio universo criado por Ele. Paulo não era assim tão atrasado intelectualmente e, no entanto, cria que Deus é o Criador do Universo e que dependemos dele até para a nossa respiração (At 17.24-31).

Os racionalistas cristãos chegaram muito tarde para fazer afirmação tão absurda da inexistência de um Deus pessoal. Há uma crença universal na existência de Deus, que não pode ser desprezada. Paulo se refere a essa crença universal na existência de Deus em Rm 1.19-21,28.

A personalidade de Deus é contrária ao panteísmo ensinado pelo espiritismo racionalista que fala de Deus como o Grande Foco, Força Universal que ocupa o Espaço infinito. Esse conceito é também denominado monista panteísta. Ao contrário, Deus é um ser que revela autoconsciência ao dizer: EU SOU O QUE SOU. Em Êx 3.14 se lê: Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel. EU SOU me enviou a vós outros.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com