Apologética



Racionalismo Cristão – Parte 11 – Milagres


Os deuses mitológicos também fizeram milagres, na imaginação fantasiosa dos adoradores, e daí a autoridade e o prestígio que tiveram junto aos seus fiéis. Não há diferença sensível, por isso, entre os deuses milagreiros da mitologia, e os não menos milagreiros das variadas religiões atuais (“Racionalismo Cristão”. Centro Redentor, 30ª edição, 1976, p. 59).

Resposta Apologética:

Admitir a existência de instituições religiosas falsas que fabricam milagres por intermédio de vários médiuns, que, a um só tempo, encarnam o Dr. Fritz fazendo curas espirituais e iludindo os incautos, isso é bem notório entre os brasileiros. Não negamos que isso realmente dá muito prestígio aos espíritas, notadamente em Uberaba onde Chico Xavier tem uma grande clientela que vem receber suas mensagens psicografadas como se fossem de parentes mortos. Isso é um milagre falso. Isso – repetimos – não passa de imaginação fantasiosa dos adeptos do espiritismo kardecista. Paralelamente também se ouve muito falar dos milagres dos orixás dos cultos afro-brasileiros nos centros de terreiro. Como é a entidade mitológica conhecida como Iemanjá dos cultos de Umbanda, rivalizando no culto que se presta a ela, a Virgem Maria dos católicos. Isso traz um prestígio enorme para os pais-de-santo e mães-de-santo espalhados por todo esse Brasil. Concordamos plenamente com essa crítica racionalista. Mas admitir que só existam falsos milagres e não existam verdadeiros não concordamos. Jesus, durante o seu ministério, realizou curas milagrosas em coxos, cegos, mancos, leprosos e até ressuscitou mortos como a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, Lázaro, sepultado há quatro dias (Mt 11.3-6; 9.18,25; Lc 7.11-15; Jo 11.40-45). E não podemos esquecer-nos de que Jesus é eterno, sendo o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8), podendo, pois, realizar por intermédio dos seus mensageiros milagres iguais (Mc 16.17; 1 Co 12.7-11).


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com