Apologética



Hare Krishna – Parte 02 – Características


2.1 - ESTILO DE VIDA DOS DEVOTOS

Os homens raspam a cabeça, deixando um topete no alto e carregam um rosário de 108 contas, geralmente numa bolsa a tiracolo. O mantra é cantado 16 vezes para cada conta, diariamente. A cor do vestido é geralmente alaranjada para as mulheres. Pintam o corpo e o rosto para santificação e proteção com tilaka, uma pasta com água e um barro especial obtido na Índia e aplicado cada manhã depois de um banho frio, em 13 diferentes partes do corpo, enquanto repetem os 13 diferentes nomes de Krishna.

2.2 – REGRAS DE CONDUTA BÁSICA

Há quatro regras que todos os novos membros devem obedecer:

1 - Não comer peixe, carne e ovos;

2 - Não se intoxicar com drogas, bebidas, fumo etc.;

3 - Não praticar jogos de azar;

4-Não praticar sexo, exceto no casamento (com a finalidade de procriar).

2.3 – HORÁRIO DIÁRIO

3 horas: Levantar, banho e pintura (tilaka);

4 horas: Adorar ídolos;

5 horas: Cânticos;

7 horas e 30: Tarefas, refeições;

12 horas e 30: Almoço vegetariano;

13 horas e 16: Trabalho e adoração no templo;

17 horas: Banho;

21 horas: Cama.

2.4 - A SOCIEDADE

A sociedade divide-se em:

a. Trabalhadores: que fazem o esforço mais braçal (limpeza do templo, confecção de grinaldas de flores para os ídolos ou divindades);

b. Comerciantes: vão à rua pregar e difundir o movimento (na realidade, obter dinheiro com a colocação de incenso e livros em ônibus, ruas, escritórios, gabinetes);

c. Administradores: exercem a função de direção no templo, na editora ou na fazenda: traduzem do inglês, escrevem e estudam as escrituras védicas.

2.5 - OS ÍDOLOS

Os ídolos das divindades nos templos não são considerados como ídolos pelos devotos, senão como encarnações de Krishna (aparecendo em formas materiais).

Os ídolos são espanados, vestidos, alimentados e banhados em águas de rosas. Na realidade o líquido usado para banhar um ídolo de Krishna consiste em águas de rosas, mel, leite e um pouco de urina de vaca. Depois de terminada a cerimônia, os devotos consideram uma honra beber tal líquido misturado!

2.6 - AS MULHERES

Há segregação entre sexos. As mulheres e crianças adoram de um lado do santuário e os homens de outro. As mulheres e os homens comem separadamente. As mulheres se aconselha que não façam nada por sua conta, de modo que não podem nem sair do templo sem permissão. Se têm de sair para mandar um recado, devem sair acompanhadas por um homem. A mulher está colocada numa situação de verdadeira criada do marido.

2.7 – O MANTRA

Dá-se muito valor ao cântico de mantras como um meio de se alcançar a iluminação (consciência de Krishna); eis a seguir o cântico:

Hare Krishna, Hare Krishna, Hare Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Rama, Rama, Hare Hare.

Hare significa a energia do Senhor, Krishna e Rama são títulos dados ao deus Krishna.

No início não manifestam todos os oito estados de êxtase transcendental:

1. ficar imóvel;

2. transpirar;

3. arrepiar os pêlos de todo o corpo;

4. mudar a voz;

5. estremecer;

6. perda das forças físicas do corpo;

7. chorar em êxtase;

8. entrar em transe.

O primeiro sintoma do êxtase é o ímpeto de dançar à medida que se canta o mantra.

2. 8 – CONDIÇÕES PARA SER MEMBRO COMPLETO

Depois de observar estritamente as quatro regras, os novos adeptos devem aprender a cantar, a participar do templo, prostrar-se diante das divindades de madeira e mármore, e adaptar-se à rotina do templo.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com