Apologética



Santo Daime – Parte 01 – Introdução


São bem oportunas as palavras bíblicas de Romanos 1.22: Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, quando nos propomos a falar sobre o grupo religioso Santo Daime. Dizemos isso porque, nesse grupo religioso, aparentemente desconhecido, existem celebridades da TV que já se pronunciaram publicamente como membros dele. E não é só isso, até o pastor Nehemias Marien já fez parte de reuniões religiosas onde o chá foi bebido. Conta ele: Concentrado no culto, cantei, com o mais vivo entusiasmo, todas as canções de louvor, mas sempre muito atento às mínimas ocorrências envolvendo os circunstantes. Vi nocauteada a resistência de muitos que se entregavam relaxados nos colchonetes e poltronas espalhados pela sala. Vi outros se transfigurarem, em êxtase, os olhos vítreos esbugalhados. Um jovem tomou-me a mão, como um náufrago perdido no mar e, literalmente, urrava como leão. Muitos vomitavam, enquanto outros corriam ao banheiro. Um outro virou uma estátua vibrante, o tempo todo em obediência a seus chacras, segundo disse. Então, após o segundo cálice, comecei a sentir as mãos frouxas e uma ligeira cãibra nas pernas, dando-me a impressão de desmaio, embora em momento algum me sentisse tenso. Procurei cantar com mais entusiasmo, mas logo percebi ser melhor procurar o sofá, no qual o meu corpo caiu pesado. Foi nesse instante que, relaxado, rendi-me ao Daime, sem alucinações, mas com a consciência da purificação espiritual centrada em Jesus... Creio que, também, pelo Santo Daime, pode-se contemplar a luz divina e alcançar a purificação do espírito e a cura interior (“JESUS, A Luz da Nova Era”, Pr Nehemias Marien, Editora Record, pp. 120-121).

Pode haver maior apostasia do que essa, de um pastor afirmar que contemplou a luz divina e alcançou a purificação do espírito e cura interior depois que tomou o chá? A luz divina, como lemos na Bíblia, é Jesus Cristo, veja a declaração de João: Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo (Jo 1.9). Purificação do espírito se faz pelo sangue de Jesus e não por tomar-se um chá – No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). E cura interior alcançamos quando atendemos ao convite de Jesus, em Mt 11.28-29 lemos: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados


    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com