Apologética



Nova Era – Parte 03 – Títulos e origem


Os títulos pelos quais se identifica esse movimento são: New Age (em inglês), Nova Era e Era Aquariana.

Alguns escritores situam a origem do Movimento Nova Era na década de 1960, e apontam como prova o surgimento do conjunto musical Hair e sua canção favorita Aquarius, que divulgou amplamente os conceitos que hoje fazem parte da mensagem do MNE. Acresce notar que essa data é ainda lembrada pelo fato do aparecimento de grupos de jovens protestando contra o sistema vigente, como os hippies.

Entretanto, podemos afirmar que as origens do movimento vão mais longe do que o surgimento das seitas orientais, do que o século 19 – quando começou o espiritismo kardecista, codificado por Allan Kardec – do que o surgimento do Hinduísmo e, até mesmo, do que a necromancia condenada por Deus no Antigo Testamento (Dt 18.9-12). As raízes do MNE podem ser encontradas no Jardim do Éden, uma vez que algumas das idéias centrais desse movimento lá foram apresentadas pela primeira vez.

Atentemos para alguns aspectos do texto bíblico:

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher.- É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher. – Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn 3.1-5).

Observemos o seguinte:

1. O diabo torce as palavras de Deus, dizendo: Certamente não morrereis, fazendo assim com que Deus passasse por mentiroso e prometendo a imortalidade sem Deus. O MNE oferece imortalidade à parte de Deus por meio da reencarnação. Esta é vista com otimismo, como o caminho de evolução espiritual: o homem não precisa da misericórdia de Deus para atingir a perfeição do espírito – basta que procure desenvolver suas virtudes latentes por intermédio de sucessivas encarnações.

2. O inimigo apresenta o mal como sendo o bem: Se abrirão os vossos olhos. É a promessa de iluminação ou sabedoria secreta apregoada pelo rosacrucianismo e pela maçonaria, por intermédio do ocultismo.

3. A promessa mentirosa sereis como Deus representa a tentação da busca do poder e que os nossos primeiros pais cederam movidos pelo orgulho. A mentira apregoada pelo MNE é que o homem pode experimentar a divindade.

3.1 – OUTRAS IDÉIAS QUE INTEGRAM O MOVIMENTO NOVA ERA

Aeróbica cerebral, que envolve visualização e repetição. Por exemplo: Repita de 300 a 400 vezes por dia a frase. – Eu gosto de mim.Visualizar é criar na mente as situações como você gostaria que acontecessem;

Arte planetária;

Canalização com mestres cósmicos por intermédio de médiuns (chanellers);

Carma e reencarnação;

Educação alternativa;

Florescimento de comunidades independentes;

Ioga;

Medicina alternativa;

Meditação transcendental;

Movimentos bioenergéticos;

Movimentos ecológicos e movimentos feministas;

Musicoterapia;

Psicologia transpessoal;

Reencontro com as antigas tradições sagradas; e

Ufologia e seres extraterrestres.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com