Apologética



Nova Era – Parte 05 – Líderes e organização


Da mesma forma como Mateus, Marcos, Lucas e João foram evangelistas do Cristo verdadeiro, assim os líderes do MNE podem ser considerados evangelistas da mentira.

Alguns deles são:

Helena Petrovna Blavatsky – Nasceu na Rússia, em 1831. Aos 17 anos, Helena casou-se com o general czarista Blavatsky e o abandonou três meses após o casamento. Fundou a Sociedade Teosófica em 1875, na cidade de Nova York. Morreu em 1891, aos 60 anos de idade. Escreveu os livros: The Secret Doctrine (“A Doutrina Secreta”) e Isis Unveiled (“Ísis Revelada”). Integram os ensinos da Teosofia, entre outros: Formar uma unidade universal. Todas as religiões têm verdades comuns, as quais transcendem todas as diferenças. Gnose e espiritismo, baseados em doutrinas esotéricas (secretas), comunicadas através de mensagens de mestres cósmicos (demônios), como também variações do ocultismo, como clarividência, astrologia, hipnose, ioga, seres extraterrestres etc.

Alice A. Bailey (1880-1949) – Estabeleceu o verdadeiro alicerce do MNE e é reconhecida por muitos como sua sacerdotisa. Deu continuidade aos trabalhos da Teosofia, tendo sido sua terceira presidente. Escreveu vários livros, entre os quais: The Externalisation of the Hierarchy (“A Exterminação da Hierarquia”). The Rays and The initiations (“Os Raios e as Iniciações”), Initiation: Human and Solar (“Iniciação: Humana e Solar”) e The Reappearance of the Christ (“O Reaparecimento do Cristo”).

Marilyn Fergunson – Socióloga, autora do best-seller: “A Conspiração Aquariana”, lançado em 1980. O livro investiga uma nova mentalidade, inevitável, que toma conta do mundo. Publicou ainda The Brain Revolution (“A Revolução do Cérebro”) e, mais tarde, um boletim intitulado Brain/Mind Bulletin editado quinzenalmente. Realiza conferências sobre dimensionamento da mente e funcionamento do cérebro, e tem viajado a todos os lugares do mundo.

Fritjof Capra – Físico austríaco, PhD pela Universidade de Viena. Autor dos livros: “O Tao da Física e Ponto de Mutação”.

Benjamin Creme – Nascido na Escócia, em 1922. Aos 14 anos, apaixonou-se pelos relatos de Alexandra D. Neel sobre os místicos e feiticeiros do Tibete. Mais tarde descobriu as obras de Helena P Blavatsky, Gurdjeff, Alice Bailey, Swami Vivekananda, Ramana Maharshi etc. Posteriormente, entusiasmado por discos voadores, aderiu a um grupo que procurava entrar em contato com nossos irmãos do espaço. Afirma ter recebido mensagens telepáticas desde 1959. E conhecido como o João Batista do novo Cristo, chamado Lord Maitreya.

David Spangler – Considerado um profeta. Ganhou notoriedade quando assumiu um programa educacional na Comunidade Findhorn, na Escócia. Seus dois livros mais importantes são: The Birth of a New Age (“Revelação: O Nascimento de uma Nova Era”) e Reflections on the Christ (“Reflexões Sobre o Cristo”).

Shirley MacLaine – É considerada um fenômeno e ninguém mais do que ela tem contribuído para a divulgação do Movimento Nova Era. Sua influência pode ser medida pela venda de dois milhões de exemplares de suas obras. Seu nome é Shirley MacLaine Beatti. Nasceu em 24 de abril de 1934, em Richmond, Virgínia, EUA. Era de família crente, sendo seus pais membros da Igreja Batista. Fala ela de sua transformação religiosa: Minha dita formação batista nunca me influenciou na verdade. Depois do primeiro piquenique da Igreja a que compareci, preferi passeios em carroças cheias de feno nas quais a gente podia namorar agarradinhos. Na busca de um substituto espiritual para a religião organizada, a Srta. MacLaine voltou-se para o misticismo oriental. Ela crê em: reencarnação, carma, comunicação com entidades de níveis astrais, através de canalizadores (médiuns), ufologia, ETs, talismãs, amuletos, pirâmides, runas, cristais etc. Escreveu seis best-sellers: “Dançando na Luz”, “Minhas Vidas”, “A Vida É um Palco”, “Em Busca do Eu”, “Você Também Pode Chegar Lá”, “Não Caia da Montanha”. Em “Minhas Vidas”, ela relata suas aventuras espirituais e garante que já teve seis outras vidas, inclusive uma existência na Atlântida. Está construindo, na Califórnia, a Vila Uriel – uma espécie de retiro onde se poderá escolher entre meditar, regredir a séculos passados ou tentar a cura de doenças por meio de sons e cores.

5.1 – LÍDERES BRASILEIROS

Carmem Lúcia Balhestero – Fundadora da Fraternidade Pax Universal. Seu guia é Saint Germain. A misteriosa figura do alquimista francês que apareceu em diversas épocas. Tem se manifestado como uma entidade espiritual cercado de uma legião de seres cósmicos.

Lauro Trevisan – Padre, autor de vários livros, tais como: “O Poder Infinito de Sua Mente”, “O Poder Interior”, “O Poder Jovem”, “O Poder da Inspiração”, “Pensamento de Vida e Felicidade”, “Os Outros Puderam Você Também Pode”, “Você Tem Poder de Alcançar Riquezas”, “O Poder Infinito da Oração”, “Só o Amor é Infinito”, “Aquarius – a Nova Era Chegou”, “Os Poderes de Jesus Cristo”, “A Vida é Uma Festa”.

Luiz Antônio Gasparetto – Médium, psicólogo e apresentador de rádio e televisão. Afirma que incorpora pintores famosos chegando, em ocasiões de possessão, a pintar ao mesmo tempo com as duas mãos e pés, incorporando três pintores a um só tempo.

Mirna Grizich – Reconhecida como guru dos cristais desde 1980. Estudou no famoso centro de terapias alternativas o Esalen Institute, na Califórnia (EUA). Produtora e apresentadora na Eldorado (São Paulo); Rádio Guaram (Belo Horizonte); Rádio Jornal do Brasil e Globo (Rio de Janeiro) de programas de músicas Nova Era.

Paulo Coelho – Nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Aos 25 anos de idade, após certo período vivido nas funções de ator e diretor de teatro, resolveu dedicar-se inteiramente à música e ao jornalismo. Editou, em 1972, a revista 2001, que retratava o estilo de vida e o pensamento da década de 1970. A partir desta data, iniciou os estudos de magia e ocultismo que o levaram a ingressar em diversas Ordens Místicas e a participar de seminários no mundo inteiro. Em 1986, depois de percorrer a pé a rota medieval de Santiago de Compostella, escreveu os livros “O Diário de um Mago”, “Alquimista”, “Brida” e “As Valkirias”, sendo um autor festejado pela mídia, porém, com muitas críticas também.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com