Apologética



Nova Era – Parte 11 – Culto à mente


Diz a cantora Itamara Koorax: O objetivo (da aeróbica cerebral) é administrar melhor a mente e perceber que nós somos a força criadora da nossa vida. Não é religião nem culto (“Revista Domingo, Jornal do Brasil”, Itamara Koorax, de 9/5/1991, p. 24).

Lauro Trevisan declara: Quando se vê por toda a parte o entusiasmo atual pelas ciências ocultas, por tudo o que se diz respeito ao poder da mente; quando se encontra nas prateleiras das livrarias uma gama cada vez mais crescente de literatura sobre parapsicologia, psicotrônica, bioenergética, psicobioenergética, meditação transpessoal, psicônica, pirâmides, esoterismo, Seicho-No-Ie, espiritualismo, carismática, assim por diante; quando se nota uma expectativa nunca vista sobre o que nos aguarda o limiar do terceiro milênio, deixa de ser crendice, superstição ou mera elucubração a esperança de que o terceiro milênio seja a inauguração da mais linda era da humanidade (“Aquarius, A Nova Era Chegou”, Lauro Trevisan, p. 144).

O Ser interno da criatura humana é a Força Todo-Poderosa, capaz de eliminar as trevas e curar as doenças (“A Vida é uma Festa”, Lauro Trevisan, p. 145).

Resposta Apologética:

O que a Bíblia tem a dizer a respeito desse culto à mente? Simples! Que toda a atividade sobrenatural exercida pelo homem, ou vem de Deus ou de Satanás.

Observemos os seguintes argumentos: se o homem tem poderes sobrenaturais intitulados poderes psíquicos ou poderes da mente, fazendo um exame das Escrituras a respeito desse assunto:

1) Os milagres relatados pelos servos de Deus, na Bíblia, foram realizados inteiramente por meio de dons espirituais. A natureza do dom implica que a pessoa não possuía tal poder antes de o dom ser-lhe dado. Onde se lê que Elias, Daniel, Eliseu e outros foram capazes de fazer algum milagre fora do poder de Deus?

Os discípulos, antes de se encontrarem com Jesus, possuíam algum dom pessoal ou só depois que passaram a estar com Jesus?

O homem nascido de mulher que se tornou maior entre todos os homens – João Batista – nunca fez milagre algum (Jo 10.41).

Moisés, o homem mais humilde da sua época, nunca pôde fazer um milagre separado de Deus.

Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15.6).

2) Se o poder mental fosse inato no homem, qualquer pessoa poderia desenvolvê-lo, mas ele pode ser desenvolvido apenas por alguns. Em nenhum lugar da Bíblia se fala de alguém possuir poder psíquico de sua própria natureza (o Eu Superior). Ao contrário, o poder sobrenatural vem de duas fontes: de Deus ou dos demônios.

Para quem crê na Bíblia fica claro que os poderes da mente ou Força Todo-Poderosa não existem por uma energia neutra que possa ser desenvolvida. Quando tais poderes psíquicos são desenvolvidos, o são pelos poderes ocultos.

Note o que a Bíblia diz a respeito de todos os homens:

Na verdade, todo o homem, por mais firme que esteja, é totalmente vaidade (Sl 39.5).

Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor (Jr 17.5).

Deixai-vos, pois do homem cujo fôlego está no seu nariz; porque em que se deve estimar? (Is 2.22).

Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó (Sl 103.14).


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com