Apologética



Meninos de Deus – Parte 01 – História


1.1 - ORIGEM

A década de 1960 foi uma época revolucionária. Os jovens tinham de se decidir: os Beatles, os Rolling Stones, os hippies, as viagens de LSD, a revolução cubana, a paz exigida para o Vietnã. Algumas ideologias se tornaram moda nessa época, como a vida em grupo e sem luxo, a prática do sexo sem regras etc. Neste ambiente muito favorável, aparece o fundador da Família do Amor, conhecida até fevereiro de 1978 como Meninos de Deus.

1.2 - O FUNDADOR

David Brandt Berg, também conhecido por Mo, Moisés Davi e Pai Davi, nasceu em 18 de fevereiro de 1919, em Melrose, seção de Oakland, na Califórnia, EUA.

Seus pais eram os evangelistas Hjalmer Emmanuel Berg e Virgínia Lee Brandt Berg. Quando criança viajou muito com seus pais. Como decorrência, chegou a freqüentar nove escolas diferentes num único ano escolar. Quando jovem serviu no Exército norte-americano, embora contra a sua vontade, no quartel-general do Batalhão de Engenharia em Ft. Belvoir, Virgínia, até ficar completamente desligado da tropa por incapacidade física (por causa de um problema cardíaco). Livre do Exército, em 1949 construiu uma pequena Igreja em Valley Farms, Arizona, onde pastoreou mais de dois anos. Afastou-se depois por causa de sua pregação radical. Começou então um trabalho na televisão com um programa intitulado A Igreja no Lar, que alcançou 300 estações de rádio durante 13 anos, quando então começou novo trabalho na Clínica das Almas com o evangelista Fred Jordan. Em 1969, foi convidado por sua mãe para ajudá-la a trabalhar com os hippies em Huntington Beach, ocasião em que fundou o Teen Challenge (Desafio Jovem) naquela região, considerada a capital mundial do surfe. Trabalhando com os jovens hippies convertidos, fundou o grupo Revolução Por Jesus. Com esse título começou a guerra contra o sistema político, comercial, religioso, educacional, enfim, contra todo o sistema institucional vigente. Veja um texto da época sobre essa revolução:

Então Começou A Revolução Por Jesus – Que todo o mundo reconhece agora como a Revolução por Jesus! Porque foi aqui que nós declaramos guerra à Igreja, ao sistema educacional e comercial, com ocupações, manifestações, marchas, piquetes, batismos na praia, gritos revolucionários, e verdadeiro, escaldante, subversivo, radical ensino da Bíblia, e isso realmente pôs a malta em referência (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David. Publicado pelos Meninos de Deus, janeiro de 1976, n 2, p. 6).

Com a idade de 49 anos Berg encontrará o trabalho principal da sua vida:

Tinha-me Levado 49 Anos (O Número de Deus Sete Vezes Sete!) Para Encontrar o Trabalho Da Minha Vida! (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David. Publicado pelos Meninos de Deus, janeiro de 1976, n 2, p. 6).

Como alegou que com os homens predestinados não poderia ser diferente com David Berg disse que, mesmo antes do seu nascimento, já fora cheio do Espírito Santo, à semelhança do precursor de Jesus – João Batista:

Também Foi Profetizado Há Muitos Anos Que Eu Tinha Sido Cheio Com O Espírito Santo desde O Ventre Da Minha Mãe Tal Como João. (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David. Publicado pelos Meninos de Deus, janeiro de 1976, n 2, p. 6).

Não param por aí as reivindicações de David Berg, e até seu nome David teria sido dado à sua mãe Virgínia antes de ele nascer, como declara:

A Minha Mãe Tinha Me Consagrado Ao Senhor, Antes De Eu Ter Nascido Orou Por Um Nome e o que o Senhor lhe deu para mim foi o nome que alguns de vocês conhecem – David (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David. Publicado pelos Meninos de Deus, janeiro de 1976, n 2, p. 6).

Logo, se sua mãe recebera até o nome a ser dado a ele, antes mesmo do seu nascimento, várias profecias bíblicas deveriam cumprir-se nele:

Seguem-se As Profecias Acerca De David que estão no Antigo Testamento com explicações para demonstrar a Sua realização em Moisés David: O Profeta destas Profecias Devia Também Ser Chamado De David - que foi o primeiro nome que Deus inspirou à mãe de Mo, uma verdadeira profetisa a escolher para ele antes de nascer!

a. Mas servirão ao Senhor seu Deus, como também a David seu rei, que lhes levantarei... no Fim Dos Dias entendereis isto” (Jr 30.9,24).

b. “Fala-se de David, meu servo” em Ez 37.24 mesmo antes da famosa batalha de Armagedom no capítulo 38 que acontecerá “no Fim Dos Anos... no Fim Dos Dias!” (Ez 38.8,16).

c. “Depois, tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a David, seu rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no Fim Dos Dias.”(Os 3.5).

“Em Ez 34 o Senhor diz:

a. ‘Eis que Eu... Procurarei as minhas Ovelhas e as Buscarei.’ (Ez 34.11-12).

b. ‘A perdida Buscarei... ‘(Ez 34. 16).

c. ‘Eu Livrarei as minhas Ovelhas...’ (Ez 34.22).

d. ‘Eu Apascentarei as minhas ovelhas...’ (Ez 34.13).

A Maneira Como Jesus Está A Buscar, A Salvar E A Alimentar As Suas Ovelhas É Através De David. Numa profecia o Senhor disse. – ‘Eu tive misericórdia desta geração e tive essa misericórdia através de ti. Meu David, mandando caçadores – os quais as caçarão sobre todo o monte, e sobre as rochas e pelos despenhadeiros, pelas cavernas e pelas covas da terra’.

a. ‘E levantarei sobre elas um só pastor e ele as apascentará: o meu servo David é que as há de Apascentar, e ele lhes servirá de Pastor’ (Ez 34.23).

b. ‘E os Livrarei de todos os lugares da sua residência em que pecaram... e o meu servo David será rei (ou chefe) sobre eles” (Ez 37.23-24).

“Eu Tive Compaixão Delas E Mandei-lhes Um Pastor, para cujo conhecimento é Vida Eterna.”

Dei-lhes um pastor que as guiará para o rebanho do Verdadeiro Pastor.

Ouvirão a Minha Voz através do Meu Servo David (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David. Publicado pelos Meninos de Deus, janeiro de 1976, no 2, p. 11).

Visto que Moisés David se intitula um profeta de Deus para os nossos dias e procura apoio na Bíblia para sua interpretação, buscando passagens específicas para demonstrar que é o David profetizado, nada melhor do que testá-lo à luz da própria Bíblia.


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com