Apologética



Meninos de Deus – Parte 06 – Fonte de autoridade religiosa


6.1 –AS CARTAS DE MO

Como é característico de toda a seita, Berg enfatiza seus próprios ensinos (por intermédio da publicação das suas famosas cartas) mais do que a Bíblia, recomendando até aos membros da sua Família que dêem preferência a suas cartas à leitura da Bíblia. Diz ele: Decorar as escrituras é fantástico desde que não vos impeça de ler as últimas Cartas de Mo! E quero dizer-vos francamente: se há uma escolha entre lerem a Bíblia, quero dizer-vos que é melhor lerem o que Deus diz hoje, de preferência ao que disse há 2000 ou 4000 anos! Depois, quando acabarem de ler as últimas Cartas de Mo podem voltar a ler a Bíblia e as cartas velhas de Mo!

O que diz ele para justificar sua declaração de que é melhor lerem o que Deus diz hoje de preferência ao que disse há 2000 ou 4000 anos. Disse ele: Mas algumas das partes da Bíblia já não são atuais! (Bang, bum, traz!) – Lá vão mais algumas garrafas velhas! – Ouvem-nas? São as regras segundo as quais o povo de Deus vivia não as regras segundo as quais deve viver hoje! Estou simplesmente a dar-me conta do fato de que já nem sequer estamos a tentar regressar ao padrão prístino da Igreja Primitiva! Não somos a Igreja Primitiva! Somos a última das igrejas e o padrão segundo o qual Deus quer que nós vivamos hoje, não é exatamente o mesmo segundo o qual viviam há 2000 anos! (“Velhas Garrafas.” Moisés David. Meninos de Deus, julho de 1973, SD, no 242, p. 2).

6.2 – GARRAFAS VELHAS

As Garrafas Telhas são aqueles membros das igrejas institucionalizadas que se recusam a aceitar os ensinos incompreensíveis de David Berg, acerca dos quais ele mesmo se espanta (são as Garrafas Novas):

Alguns destes tipos velhos preferiram que eu não tivesse recebido algumas destas coisas novas que os fazem magicar e interrogar-se! Ah, eu tinha receio que talvez um dia destes descarrilasse! Tenho as minhas dúvidas acerca desta nova doutrina, esta nova revelação! Deusas, Ajudantes, Espíritos, Gaddafi, e Prostitutas e Makarios e Buracos Santos e as fortes de Oh! – Oh, meu Deus! Com ‘A Rapariga de Montanhas’ esse tipo ficou completamente louco, completamente taralhouco! As coisas já não são como eram lá dantes na querida CAT! Posso-me recordar! dos tempos em que...! E isso é quase tudo o que têm: aquilo de que se podem recordar! Bom, posso me recordar da altura em que costumávamos ter de decorar 5 Escrituras por dia. Algumas destas velhas garrafas estão-se a partir! – Ou estão a dizer: Ainda estou a decorar 5 por dia!’ – e provavelmente há um mês que não lêem uma Carta de Mo! (“Velhas Garrafas.” Moisés David. Meninos de Deus, julho de 1973, SD, no 242, p. 2).

6.3 – DIVISÃO DAS CARTAS DE MO

As cartas de Mo são divididas em várias categorias e classificadas pelas siglas em inglês:

a) Ao público em geral (GP: General Public);

b) Aos discípulos, somente (DO: Disciples Only);

c) Aos discípulos amigos, somente (DFO: Disciples Friends Only). São cartas que tratam de assuntos sexuais e que não podem sair das Colônias:

DISTRIBUIÇÃO INTERNA, NÃO REMOVA DA COLÔNIA DOS MENINOS DE DEUS;

d) Reservada aos membros e mantenedores do grupo (COG Children of God);

e) Aos líderes treinadores (L ou LTO: Leader ou Leader Training Only);

f) Aos membros da família de Berg (RFO: Royal Family Only).

6.4 - ESPÍRITOS AUXILIARES DE MO

David Berg conta com muitos auxiliares para executar sua grande obra revolucionária. Quem é o homem que aparece acima em trajes de cigano como auxiliar de Mo? Seu nome é Abrahim, o rei cigano, cujo espírito orienta Berg como deve dirigir o seu grupo cigano chamado outrora Meninos de Deus.

Veja como Berg justifica com a Bíblia a ajuda que recebe do espírito do cigano morto:

Assim foi como Abrahim veio estar comigo, em nossa constante companhia, como guia e orientador espiritual! Não pense ser estranho que Deus nos oriente pelos seus servos que já morreram!

Logo a seguir, cita ele Hb 1.14, que fala dos anjos, e compara-os aos espíritos dos mortos que podem ajudar aos servos de Deus semelhantes a Berg nos dias atuais.

Não conta ele apenas com Abrahim para ajudá-lo. Conta com outros espíritos de pessoas já mortas: Portanto, Este É Território Perigoso Para Os Bons Espíritos E Vocês Deveriam Realmente Agradecer-lhes E Orarem Por Eles Quando Eles Têm Que Fazer Uma Viagem Cá Abaixo! (“Boas Novas.” Moisés David. Meninos de Deus, dezembro de 1984, no 159, DO, p. 2).

Resposta Apologética:

O Que a Bíblia Diz Sobre os Espíritos dos Mortos

Do exposto, se vê que Berg está envolvido com espíritos de mortos que lhe trazem orientação espiritual, principalmente com Abrahim, que ele diz que é um espírito de um cigano que viveu na Bulgária. David pensa estar recebendo orientação de Deus, mas os ensinos dele são completamente estranhos à Bíblia e até condenados por ela. A Bíblia ensina que:

a. os anjos foram criados por Deus como:

1. agentes de Deus (Mt 13.39, 41, 49; 16.27; 24.31);

2. mensageiros de Deus (Lc 1.11-20; At 7.53).

b. os espíritos dos mortos seguem seu caminho trilhado aqui na terra: o estreito ou o largo (Mt 7.13-14), e então estão:

1. no céu, com Cristo (Hb 11.23; At 7.59; Ap 6.9-11), ou

2. no inferno, ou Hades (Lc 16.22-25; 2 Pe 2.4, 9), não podendo comunicar-se com os homens na Terra (Is 8.19-20);

c. Deus proibiu o contato ou a comunicação com os mortos (Êx 22.18; Lv 19.26, 31; 20.6-7; Dt 18.10-12;1 Sm 15.23; 28.3,7; 2 Re 17.17; 21.6; At 8.9-11; 13.6-8; 16.16-18; Gl 5.19-20; Ap 21.8; 22.15);

d. a situação de Berg é declarada na Bíblia:

Viram vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da Palavra. Porventura não tiveste visão de vaidade, e não falaste adivinhação mentirosa, quando dissestes: O Se-nhor diz, sendo que eu tal não falei? (Ez 13.6-7).

E disse-me o Senhora: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam (Jr 14.14).


  • Leia também


    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Caixa Postal 64.098 - CEP 22011-970 - Rio de Janeiro - RJ. CNPJ 08.987.618/0001-07

    © 2017 - 2020. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com