Apologética



Meninos de Deus – Parte 07 – Distorções bíblicas encontradas nas cartas de MO


1) No livro de Salmos, Davi escreveu: Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus (Sl 9.17).

Mo interpreta: Outra guerra no Médio Oriente só significará mais embargo de petróleo e preços de petróleo ainda mais altos para o Ocidente, o que conduzirá ou ao colapso dos seus sistemas financeiros ou à guerra – qualquer das quais o destruirá. POR QUÊ? ‘Os ímpios serão lançados no inferno e TODAS as gentes que se esquecem de Deus’ (“O Nosso Pastor Moisés David.” Moisés David, janeiro de 1976, no 1351, p. 15).

A Bíblia ensina que o texto não se refere a uma guerra no Oriente Médio, pela qual fosse retido o petróleo ao Ocidente, resultando na destruição final do Ocidente. Trata-se sim de pessoas de todas as nacionalidades (Rm 3.23) que se esquecem de Deus nesta vida, a que serão lançadas no inferno (Rm 6.23; 2 Ts 1.7-9; Ap 21.8).

2) Mateus escreveu: Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal, mas se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas (Mt 5.39,41).

Mo interpreta: Tais são os problemas do amor! A Palavra de Deus diz: Se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra! Por outras palavras: dêem ambas as faces a beijar! – E talvez também a boca se insistirem! Se apalparem um seio, talvez tenham de os apalpar ambos, ou muito mais! Jesus disse. “Se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas! – Ao que quiser tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa! Concilia-te depressa com teu adversário, enquanto estás no caminho com ele! (“Violação.” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1974, no 528, SD, p. 6).

A Bíblia ensina que Mt 5.39-41 se aplica às pessoas em litígio e não a jovens que se prostituem ou que deve oferecer aos seus pares tudo que lhe for solicitado com relação ao sexo.

3) Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará publicamente (Mt 6.6).

Mo interpreta: E acho que o W. C. ou casa de banho é o aposento de que o Senhor fala em Mateus 6.6.

A Bíblia ensina que se trata de aposento e não de banheiro ou W.C.

4) ...De graça recebestes, de graça dai (Mt 10.8).

Mo interpreta: Deixa andar e deixa Deus dar através de ti e depressa descobrirás que Ele te dará mais através dos outros! ‘De graça recebestes, de graça dai’ (Mt 10. 8) – Experimenta! Vai gostar!

A Bíblia ensina que dar de graça o que recebemos de graça refere-se ao Evangelho de Cristo (Rm 1.16; 1 Co 5.3-4) e não se trata de prostituição sagrada.

5) E assim os inimigos dos homens serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim (Mt 10.36-37).

Mo interpreta: Nós temos que estar dispostos: Deus nem sempre, na verdade, não faz fazê-lo, mas Ele pelo menos nos põe à prova. Às vezes nossa família nos testa, para ver se nós estamos falando sério. ‘E os inimigos do homem serão os de sua própria casa’ (Mt 10.36). Algumas pessoas dizem que você pode ser um cristão sem ser um discípulo, e sem servir a Jesus a tempo integral. Mas discípulo significa ‘seguidor de doutrina’, de forma que como você pode ser um cristão e não ser um seguidor da doutrinai? ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos’ (Jo 14.15). Porque me chamais de Senhor, Senhor, e não fazeis o que mando?’ (Lc 6.46). (“Jóias em Abundância.” Moisés David. Meninos de Deus, setembro de 1976, DO, no 539, p. 4).

6) A Bíblia ensina que devemos honrar nossos pais (Ef 6.1). Essa honra deve ser sempre no Senhor. E Paulo afirma que faltar com o apoio aos pais é tornar um possível cristão pior que um incrédulo: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel (1 Tm 5.8).

Mo usa o texto de Mt 10.36-37 para levar o adepto da Família a entregar-se totalmente à sua tutela, trabalhando até dez horas diárias na venda de suas cartas e a entregar-se a favores sexuais (quando se trata de pessoas do sexo feminino), sempre no desconhecimento da família que, certamente, proibiria tal prática ou então denunciaria à polícia tal ação imoral.

7) E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele (Mt 11.12).

Mo entende que a passagem autoriza sua prostituição. A Bíblia ensina que o empregar violência para entrar no Reino dos céus não se faz por entregar-se à prostituição e aguardar possíveis reações negativas que venham a pôr em risco à vida daquele que se entrega a tais atos imorais (1 Co 6.9-11; Cl 3.5-6).

8) E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes (Mt 25.40).

Mo interpreta: ‘O Amor Seja Imparcial e sem hipocrisia... Sempre que o fizestes a meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes... E quem quiser ser o primeiro entre vós, será o servo de todos’ (Rm 12.19; Mt 25.40; Mc 10.44).

Estas escrituras são bastantes chocantes, quando se chega a aplicá-las a literalmente a “tudo”! - E a pergunta se resume simplesmente a se você vai acreditar nelas ou não, e se vai aplicá-las à toa a qualquer situação, incluindo fazer amor com aqueles que precisam, com a liberdade que Deus agora nos deu, mediante a Sua graça (“Escrava do Amor de Deus.” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1974, DO, no 537, p. 1).

A Bíblia ensina que a expressão a um desses meus pequeninos irmãos se refere às praticas das boas obras mencionadas nos vv. 35 a 39, como dar de comer, de beber, de vestir, visitar e hospedar, e não a se prostituir com qualquer pessoa de classe humilde.

9) E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos (Mc 10.44).

Mo interpreta: Nós concordávamos os De Que Isso Era Certamente Em Cumprimento Da Escritura que o Senhor tinha nos dado aquela manhã, depois que Joseph tinha vindo buscar-lhe ele queria mais do que a bandeja! Quando nós debatêramos sobre sua recusa, o Senhor nos dera a Escritura:

70. ‘Será Servo De Todos!’ (Marcos 10.44) Então nós concordamos que, na próxima vez em que ele viesse, ela não deveria mais recusá-lo, deixado de lado já por muitas semanas. Aparentemente Deus honrou nossa mútua decisão e a persistente fé de Joseph, com seu inesperado retorno aquela noite, quando a transação terminou! (“Escrava do Amor de Deus.” Moisés David. Meninos de Deus, julho de 1974, DO, no 537, p. 6).

A Bíblia ensina que ser servo de todos não se aplica a uma condição imoral, como Maria, a segunda esposa de David (Mo), fazia com todos os empregados do hotel onde se hospedou desde garçons até empregados de cozinha.

10) Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (Jo 15.13).

Mo interpreta: ‘Ninguém Tem Maior Amor Que Este: de dar alguém a própria vida (ou a esposa?) em favor de seus amigos!’ (Jo 15.13); pois Jesus os chamou não de servos mas de amigos! (Jo 15.15) – Como nesses casos aqui, através destas Escrituras que o Senhor nos deu, Ele chamou-os realmente nossos irmãos, e a nós servos deles, e que ao ministrar a eles nos ministramos a Ele! (“Escrava do Amor de Deus.” Moisés David Meninos de Deus, abril de 1974, DO, no 537, p. 2).

11) E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Rm 8.28).

Mo interpreta: Eu trabalharia até com o diabo se pensasse que poderia ganhar mais pessoas para o Senhor... Necessitamos de inimigos, e necessitamos do diabo! – São bons para nós! Se não o fossem, Deus já os teria eliminado há muito tempo (“Velhas Garrafas.” Moisés David. Meninos de Deus, julho de 1973, no 242, p. 12).

A Bíblia ensina que:

a) Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (Mt 6.24). Logo, não se pode admitir ajuda do diabo, pois ele veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10), e não podemos contar com a ajuda dele para a salvação das almas;

b) Não podemos pensar que, abundando na prática do pecado possamos receber mais da graça de Deus, principalmente quando o fazemos com conhecimento da vontade de Deus (Rm 6.14-15).

12) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1 Co 1.27).

Mo interpreta: Mas Os Caminhos De Deus Não São Os Nossos Caminhos, e os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos (Is 55.8) e Ele toma as coisas mais fracas para confundir as fortes e as coisas loucas para envergonhar a sabedoria dos sábios (1 Co 1.27): e freqüentemente atua de maneira muito misteriosa para efetuar as maravilhas de Seu amor!

A Bíblia ensina que atuar freqüentemente de maneira muito misteriosa se relaciona com a conversão das pessoas, abandonando o pecado para servir a Deus em espírito e verdade (Jo 4.24) e não para efetuar maravilhas de seu amor! no propósito de prostituir-se ou praticar toda sorte de atos sexuais desnaturais (Rm 1.27).

13) Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns (1 Co 9.22).

Mo interpreta: Como Uma De Nossas Primeiras Pioneiras De Tudo Para Com Todos’ (1 Co 9.22), ela deu a si mesma livremente a quase que todos os estrangeiros, desde proeminentes homens de negócio e vendedores, até garçons comuns que nos servem na sala de jantar! (“Escrava do Amor de Deus.” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1974, DO, no 537, p. 2).

A Bíblia ensina que essa passagem bíblica foi usada por Paulo para demonstrar seu propósito de ganhar almas para Cristo, como aconteceu especificamente com os judeus (compare At 16.3 com Cl 2.14-17), e não para jovens se prostituírem com homens de todos os níveis sociais.

14) Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei, Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu (2 Co 12.2).

Mo interpreta: Algumas Pessoas Não Conseguem Entender Os Lugares Celestiais, Não Se Dão Conta De Quantos Céus Existem! Agora nós estamos vivendo no primeiro céu, e o estamos respirando, a atmosfera. Depois há o segundo céu, o espacial, o terceiro, o quarto céu e por aí acima! Acho que a cidade espacial é o sétimo céu! Puxa, isso foi uma honra bastante grande! São Paulo apenas foi arrebatado ao terceiro céu (2 Co 12.2), que me dizem a isto? – Eles me levaram até lá, a Cidade Espacial! (“As Boas Novas.” Moisés David. Meninos de Deus, dezembro de 1984, BN, no 159, DO).

A Bíblia ensina a existência de três céus:

a. o céu atmosférico – Is 55.10;

b. o céu sideral – Jó 38.31-32;

c. o céu que é o trono de Deus, onde Paulo esteve – At 7.49.

15) E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8).

Mo interpreta: Submissão total no sofá da sala! É certamente uma crucificação do orgulho e do ego, e da carne, em circunstâncias das mais humilhantes! E ainda se tornou um dos modos mais eloqüentes no qual podemos testificar o amor de Deus na linguagem de amor para aqueles cujo idioma podemos falar muito pouco! (“Escrava do Amor de Deus.” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1979, DO, no 537, p. 4).

A Bíblia ensina que o texto em tela fala da humilhação de Cristo, que sendo Deus (Fp 2.6; Jo 1.1; 2 Co 8.9) se fez homem (Jo 1.14; Is 7.14 comparado com Mt 1.21-23) para nossa redenção (2 Co 5.19,21). Entretanto, absurdamente David Berg emprega tal texto para justificar a prostituição abjeta com todo tipo de pessoa.

16) E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Cl 3.17).

Mo interpreta: Portanto, É Melhor Que Recebam O Crédito Por Dar O Vosso Amor Livremente de boa vontade, como do Senhor... e quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo para glória de Deus (“Violação!” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1974, no 528, SD, p. 5).

Para Berg, a expressão fizerdes por palavras ou por obras implica aceitar todas e quaisquer condições ignominiosas para as jovens prostitutas, aceitando fazer sexo com todos como se Deus pudesse ser glorificado pelas suas imoralidades.

O seu método revolucionário de evangelizar: os peixinhos sedutores:

Afastem-se do Ministério Dos Peixinhos Sedutores Se Não Querem Dar Tudo O Que Têm Para A Glória De Deus e para ajudar a alguma alma necessitada a conhecer o amor de Deus, quer o pareça merecer quer não! Ou quer pareça apreciar quer não, e talvez até nem seja suficientemente cavalheiro para o pedir, mas simplesmente o tire! (“Violação.” Moisés David. Meninos de Deus, abril de 1974, SD, no 578, p. 6).

A Bíblia ensina a glorificarmos a Deus por boas obras (Ef 2.10), com os princípios de Mateus capítulos 5 a 7 (Sermão da Montanha).

17) Que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade (1 Tm 2.4).

Mo interpreta: Mas depois de terem sofrido o suficiente por seus pecados, a punição deles chegará ao fim. E eles eventualmente serão libertados das suas prisões e colocados na Nova Terra do lado de fora da cidade celestial! Eles receberão as suas recompensas de acordo com o grau de seus pecados e o grau do arrependimento deles! Todos os homens, em todos os lugares, todos os bilhões que já vieram, finalmente serão restaurados e reconciliados! Isso não se encaixa no quadro de um Deus verdadeiramente justo e misericordioso e todo amoroso?

O Plano de Deus não vai ser derrotado! Ele vai redimir toda a humanidade e todos os homens! Como diz a Escritura: “Todos serão salvos” (1 Tm 2.4) (“Céu, inferno e intermédio!” Moisés David. Meninos de Deus, no 1466, GP).

David Berg ensina que os ímpios, depois de sofrerem por mil anos no inferno, serão finalmente libertados. A Bíblia ensina que a salvação é dada agora (2 Co 6.2; Is 55.6-7; Hb 3.7-8) e depois da morte vem o juízo (Hb 9.27) não restando qualquer outra oportunidade de salvação (Mt 7.13-14; Mt 25.41,46; Ap 19.20 comparado com Ap 14.15; 20.10; 22.11).

A palavra grega AIONOS é empregada para:

a. Eternidade de Deus – Rm 16.26 (Deus eterno)

b. Espírito Eterno – Hb 9.14 (Espírito Eterno)

c. Vida eterna dos salvos – Jo 3.16 (zoen aionios)

d. Castigo eterno dos ímpios – Mt 25.46; 2 Ts 1.7-9; Ap 14.10-12.

Apesar de todas as heresias ensinadas por David Berg, ele não se acanha de afirmar: Tenho a mente de Cristo – dado que Ele me dá os Seus pensamentos e palavras de Cristo – tantas quantas Ele me dá. Não sou senão uma ferramenta de Deus – a Sua Ferramenta – Mas não sou Deus! (“Mais Pequenas Jóias!” Moisés David. Meninos de Deus, outubro de 1976, SD, no 536, p. 5).

Dizemos com Paulo ...é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma (Gl 2.17). Diz ainda a Bíblia sobre Jesus: Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, e feito mais sublime do que os céus (Hb 7.26). Perguntam os Meninos de Deus no título de uma de suas publicações: Os Meninos de Deus São Uma Seita? (destaque nosso).

A resposta só pode ser: Sim! São uma seita, só que agora mudaram de nome e são conhecidos, desde 1978 como A Família do Amor.

Com a Bíblia dizemos que A FAMÍLIA do AMOR nada mais é do que a repetição da História, pois em diversos cultos antigos fazia parte a chamada prostituição sagrada. Alguns deuses egípcios tinham um cortejo de prostitutas sagradas; na Grécia antiga, Éfeso, Corinto e algumas outras cidades eram famosas por estes mesmos ritos. Só com uma diferença: tais cultos se assumiam pagãos enquanto A Família do Amor se denomina cristã.

Realmente a vida e obra de David Berg se ajustam a Judas 19: Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com