O om ou aum é uma palavra sânscrita que representa o Brahman, a essência divina, origem de tudo. Este mantra sagrado é usado na meditação, pois seu som é considerado como tendo uma vibração mística. É a oração mais poderosa, podendo colocar o devoto em contato com a divindade, aproximando-o do moksha, sua libertação espiritual.
A exclamação om! até hoje é usada pelas escolas hindus de meditação.
Esta palavra é um símbolo da divindade absoluta e, por isso, um símbolo da devoção hindu, e no Oriente é comumente vista em roupas, adesivos e anéis, usados pelos simpatizantes do hinduísmo indiano.
Resposta Apologética:
A oração é o meio do filho de Deus manter contato com o Senhor (Fp 4.6). Jesus Cristo orou, dando-nos o exemplo para mantermos um relacionamento com Deus, o Pai (Lc 6.12). Porém, oração é um momento de comunhão íntima com Deus, e não uma repetição constante de uma palavra com o fim de se atingir um estado alterado de consciência, uma elevação espiritual.
A Bíblia afirma: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16) e Orai sem cessar (1 Ts 5.17).
Não existem fórmulas mágicas ou palavras sagradas que sejam mais poderosas. Antes, a oração é estar diante do Senhor, louvando-o, pedindo perdão por nossos pecados e apresentando nossas necessidades, pois, como disse o Senhor Jesus, sem Ele nada podemos fazer (Jo 5.5).
© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas
Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com