Apologética



Igreja Local de Witness Lee – Parte 05 – Localismo


A Igreja Local alega freqüentemente que a sua igreja está alicerçada numa base correta. A expressão base correta da igreja quer dizer que num município só poder haver uma igreja que represente o corpo de Cristo ou a sua igreja. Quando indagados: Qual o nome da sua igreja? Respondem: As igrejas locais não tém um nome. O único nome que ostentamos e honramos é o nome do Senhor Jesus Cristo. Tomar qualquer outro nome é insultá-lo. O termo igreja local não é um nome; é uma descrição da natureza e expressão locais da igreja, isto é, a igreja numa localidade. Imprimir as palavras ‘igreja local’com letras maiúsculas é um erro sério, pois isto dá a impressão que o nome é ‘igreja local: (“O Que Cremos e Praticamos nas Igrejas Locais.” Editora Fonte da Vida Ltda., p. 13). A jurisdição de uma Igreja local deve abranger a cidade toda na qual a Igreja está; não deve ser maior nem menor que o limite da cidade. Todos os crentes dentro daquele limite devem constituir a Igreja Local única naquela cidade (“Apocalipse – Versão Restauração”, Witness Lee. Editora Fonte da Vida. 1a . edição – 1987, p. 16).

Lee quer nos levar a crer que a igreja só é representada em um ajuntamento em qualquer localidade. Em outras palavras, desde que haja uma Igreja Local em qualquer lugar, não pode existir outra igual.

A mais óbvia contradição do LOCALISMO na Bíblia é encontrada em Romanos 16.5: Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo. Paulo escrevendo à igreja em Roma indagou de vários membros e daqueles que se reuniam em casa de Áquila e Priscila. Embora vivessem em Roma, eles tinham uma igreja em sua casa, independentemente para quem Paulo estava escrevendo. Se Áquila e Priscila tivessem sido membros da igreja, ou se tivessem uma congregação submissa a ela, estariam presentes por ocasião da leitura da Carta aos Romanos. A Igreja local ensina que a base da unidade é o localismo, mas Jesus disse que a base é Ele próprio (Mt 7.24-27). Em outras palavras, se a nossa base de fé é uma fé viva em Jesus Cristo, não podemos falhar. Mateus 16.16-18 confirma isso. Pedro respondeu à pergunta de Jesus: E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16). Jesus respondeu: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). A Igreja Local se acha com o direito de decidir qual é a verdadeira igreja em uma localidade ou jurisdição.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com