Apologética



Igreja Local de Witness Lee – Parte 11 – O valor das doutrinas


Assim Crê a Igreja Local:

...Posso dizer uma palavra franca, honesta e amorosa para esses queridos? Esqueçam-se da doutrina e olhem para vocês mesmos! Quem e o que é você? Pouco importa se a doutrina é correta ou não. O que importa é o que vocês são. Por anos a fio vocês têm se preocupado com a doutrina, mas houve alguma mudança em vocês?... (“Estudo-Vida de Apocalipse.” Vol. 2 (mens. 24 a 46). Witness Lee. Editora Árvore da Vida. 1ª. Edição -1988, 362). Ensinamentos bons, certos, bíblicos e até mesmo ensinamentos espirituais têm sido usados pelo inimigo como um substituto para o próprio Cristo. Muitos grupos de cristãos não se fundamentam em Cristo, mas em seus ensinamentos (“A Estratégia de Satanás Contra a Igreja”, Witness Lee. Editora Árvore da Vida Ltda., p. 6) .

Com isso, os membros da Igreja Local devem apenas liberar o espírito e se deixar guiar pelos ensinos do seu líder fundador sem poder discernir se são corretos ou não: Estar no espírito não é uma questão de certo ou errado; precisamos aprender a andar no espírito e nos despojarmos de tudo o que somos e temos. Assim, quando formos às reuniões da igreja, devemos ser ousados para funcionar. Não devemos pensar demais, mas simplesmente funcionar liberando o nosso espírito a fim de expressarmos o Senhor. Desta maneira, cresceremos em nossa função e seremos mais a mais fortes, mais a mais ricos (“A Expressão a Prática da Igreja”, Witness Lee. Editora Árvore da Vida.1ª . Edição – 1989, p. 144).

Resposta Apologética:

Ora, se somos aconselhados a não usarmos nosso entendimento quando lemos ou ouvimos a Bíblia, não podemos discernir se o que ouvimos e lermos está correto. Por isso, Paulo recomendou muito cuidado com a doutrina de Deus, para não aceitarmos o ensino diabólico ou de homens. Paulo acentua a importância da doutrina de Deus. Disse ele: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, tu salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Tm 4.16). Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas (1 Tm 6.3-4). Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus (2 Tm 1.13).

Admoestando-nos para o surgimento de falsos mestres para os nossos dias, Paulo adverte: Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas (2 Tm 4.3-4).

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com