Apologética



Igreja Local de Witness Lee – Parte 18 – O homem habitação de Satanás


Assim Crê a Igreja Local:

Os membros da Igreja Local se irritam quando lhes fazemos a seguinte pergunta: Vocês ensinam que Satanás está no corpo do homem? E respondem: Quando o homem caiu por comer o fruto da árvore do conhecimento do bem a do mal, o pecado, a natureza de Satanás, foi injetado no corpo do homem e transmutou-o em carne. A queda não foi simplesmente uma transgressão exterior, mas também um envenenamento e contaminação interior do nosso próprio ser. De acordo com Romanos 5 até 7, o pecado funciona em nossos membros como a personificação virtual de Satanás. Por isso, podemos dizer que Satanás, como pecado, habita na carne do homem. Isto não quer dizer, entretanto, que Satanás não tenha existência objetiva à parte do homem, pois a Bíblia claramente refere-se a ele como o espírito da potestade do ar. Além disso, a Bíblia revela que os homens caídos são filhos do diabo e que o diabo é o seu pai (1 Jo 3.10; Jo 8.44J. Ser filhos do diabo é ter a vida e natureza de Satanás. No sentido de ter dentro da nossa carne, a vida e a natureza de Satanás, dizemos, de acordo com a Palavra de Deus, que Satanás, na forma de pecado, habita na carne do homem (“O Que Cremos e Praticamos nas Igrejas Locais.” Editora Árvore da Vida, p. 16).

Será que somos impressionados com o fato de que todos os três seres: Adão, Satanás e Deus – estão em nós hoje? Somos bastante complicados. O homem Adão está em nós; o diabo, Satanás, está em nós; e o Senhor da vida, o próprio Deus, está em nós. Portanto, nós nos tornamos um pequeno jardim do Éden (“A Economia de Deus”, Witness Lee. Editora Árvore da Vida. 1a Edição –1989, p. 189). Adão, o ego, está na nossa alma; Satanás, o diabo está em nosso corpo; e Deus, o Deus Triúno, está em nosso espírito (“A economia de Deus”, Witness Lce. Editora Árvore da Vida. 1ª. Edição –1989, p. 190). Por isso, o homem tem não só a vida e natureza de Satanás, mas também o próprio Satanás como tal espírito maligno operando dentro de si (“Lições da Verdade – Nível Um”, Witness Lee. Editora Fonte da Vida. Agosto de 1987, p. 13).

Resposta Apologética:

Assim como a respeito da doutrina da Trindade a Igreja Local contraditoriamente afirma que não é modalista, mas crê no que ensina o modalismo. Diz crer na Trindade, mas não concorda com o Credo Niceno, afirmando ser esse incompleto. Agora declara que Satanás habita no corpo do homem e depois declara que Satanás não habita no corpo do homem, tem existência objetiva à parte do homem, mas o pecado é a personificação de Satanás. Afinal, Satanás habita ou não habita no corpo do homem?

Para respondermos a essas primeiras questões, podemos verificar na Bíblia que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo: Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3.16). Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus (1 Co 6.19-20). Pode o cristão ser um possesso? Jesus veio para destruir as obras do diabo (1 Jo 3.8-10) e o diabo não toca na vida do cristão fiel: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca (1 Jo 5.18).

Para justificar a teoria de que Satanás habita no corpo do cristão, a Igreja Local se envereda num verdadeiro labirinto de heresias. Vamos analisar a declaração da Igreja Local: 1o) Quando o homem caiu por comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o pecado, a natureza de Satanás, foi injetado no corpo do homem e transmutou-o em carne. A queda não foi simplesmente uma transgressão exterior, mas também um envenenamento a contaminação interior do nosso próprio ser. Primeiramente a igreja Local cria a teoria de que o pecado é a natureza de Satanás. Seu segundo passo será buscar apoio na Bíblia para essa teoria: 2º) De acordo com Romanos 5 até 7, o pecado funciona em nossos membros como a personificação virtual de Satanás. Por isso, podemos dizer que Satanás, como pecado, habita na carne do homem. Em Romanos 5 até 7, não existe essa declaração de que o pecado funciona em nossos membros como a personificação virtual de Satanás. Esse entendimento provém da primeira teoria que a Igreja Local criou. Ou seja, primeiro cria-se a teoria, depois se faz a tentativa de harmonizá-la à Bíblia, o famoso de fora para dentro. 3º) Isto não quer dizer, entretanto, que Satanás não tenha existência objetiva à parte do homem, pois a Bíblia claramente refere-se a ele como o espírito da potestade do ar. Num primeiro momento, a Igreja Local declara: podemos dizer que Satanás, como pecado, habita na carne do homem, no entanto, como a Bíblia declara que Satanás é um ser espiritual, então a Igreja Local irá declarar que embora ele seja uma pessoa espiritual, ele é também o pecado na carne do homem. 4o) Além disso, a Bíblia revela que os homens caídos são filhos do diabo e que o diabo é o seu pai (1 Jo 3.10; Jo 8.44). Os cristãos são filhos de Deus ou do diabo? São filhos de Deus, logo eles não teriam então a natureza de diabo? Correto? Segundo a Igreja Local: não. 5o) Ser filhos do diabo é ter a vida e natureza de Satanás. No sentido de ter dentro da nossa carne, a vida e a natureza de Satanás, dizemos, de acordo com a Palavra de Deus, que Satanás, na forma de pecado, habita na carne do homem. Afinal, a Igreja Local está declarando que são filhos do diabo? Vamos repetir o texto: Ser filhos do diabo é ter a vida e natureza de Satanás. No sentido de ter dentro da nossa carne, a vida e a natureza de Satanás, dizemos, de acordo com a Palavra de Deus, que Satanás, na forma de pecado, habita na carne do homem. Inerivelmente a Igreja Local declara que os filhos do diabo têm a natureza de Satanás e declara explicitamente: No sentido de ter dentro da nossa carne, a vida e a natureza de Satanás, dizemos, de acordo com a Palavra de Deus, que Satanás, na forma de pecado, habita na carne do homem (“O que Cremos e Praticamos nas Igrejas Locais”. Editora Árvore da Vida, p. 16). São declarações assombrosas como estas que denunciam as estranhas doutrinas da Igreja Local de Witness Lee.

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com