ICP Responde



Haverá salvação para os anjos maus?


Evidentemente, a resposta para essa pergunta é um sonoro “não”. Os anjos perversos são maus, não porque foram criados assim, mas pelo fato de terem se rebelado contra Deus por livre e espontânea vontade. Não estamos em situação de dizer o motivo pelo qual Deus não providenciou um redentor para os anjos caídos, como fez com a humanidade. Mas, a razão sugerida para responder a essa questão é que os anjos pecaram sem qualquer tentação, enquanto Eva foi ludibriada por Satanás e Adão, tentado pela sua própria mulher (Gn 3.1-7).

Que os anjos maus jamais poderão ser restaurados à santidade e ao convívio divino é um fato, e os próprios anjos sabem disso, e não deve ser contestados pelos homens. A Bíblia descreve, de modo acentuado, o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Ap 12.9).


Por Eguinaldo Hélio de Souza

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados