ICP Responde



Por que Eliseu amaldiçoou os rapazes zombadores?


Com uma palavra proferida por Eliseu, 42 rapazinhos foram mortos por duas ursas que saíram do bosque, por causa da maldição. Eles estavam zombando de Eliseu, com uma frase chistosa: “Sobe, calvo, sobe, calvo!” (2Rs 2.23). Muitos dizem que Eliseu ficou irritado por ser chamado de “calvo”.

Analisando bem o fato, olhando-o com olhos perscrutadores, poderemos descobrir o verdadeiro motivo pelo qual o profeta de Deus entendeu, pelo espírito, que havia algo mais sério, de natureza espiritual, naquela zombaria.

Havia pouco, Elias tinha subido ao céu num redemoinho. Eliseu era o sucessor de Elias, a voz de autoridade sobre a terra naquele momento. Enquanto Deus teve um plano especial e glorioso com Elias, de arrebatá-lo sem experimentar a morte humana, física, com Eliseu seu plano foi diferente, pois o profeta morreu de morte natural.

Alguns intérpretes entendem que, na zombaria dos rapazes, que diziam: “Sobe, calvo, sobe, calvo!”, estava implícita a sugestão de que Eliseu também deveria subir ao céu. Em outras palavras, aqueles rapazes estavam dizendo: “Vamos ver, Eliseu. Prova que tem o mesmo poder, consagração e autoridade de Elias. Sobe também do modo como ele subiu!”.

Se uma zombaria com esse teor continuasse, tiraria, diante do povo, a autoridade profética de Eliseu. Sua maldição teve uma razão de ser muito mais profunda do que apenas “vingar-se” de jovens irresponsáveis que o estavam chamando de “careca”.


Por Paulo Cristiano Silva

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados