ICP Responde



Satanás pode ouvir nossos pensamentos?


Satanás pode ouvir o que nós dizemos e conhece os nossos pensamentos?

Deveríamos evitar orar em voz alta porque Satanás poderia nos ouvir?

Não há nada na Bíblia que indique que Satanás é onisciente. Não há qualquer versículo que diga que ele sabe tudo ou que ele pode ler nossos pensamentos. Mas, ele é perito em predizer o comportamento humano porque ele viu o homem em operação por muito tempo. Satanás pode antecipar o que você fará em determinada situação sem conhecer seus pensamentos, por causa do conhecimento que ele tem da humanidade e porque ele tem uma mente sobrenatural.

Mas, em termos de ser onisciente e poder ler seus pensamentos (como Deus pode fazer), a Bíblia não apóia essa idéia, de forma alguma. A Palavra de Deus, em parte alguma, nos diz que os anjos são oniscientes. Assim, se um anjo santo não é onisciente, um caído também não pode ser. Portanto, Satanás não pode ler nossos pensamentos, mesmo que ele seja hábil em predizer o comportamento humano.

Certamente, demônios podem ouvir e entender o que dizemos. Mas, não devemos nos preocupar com isso! Certa vez, uma senhora nos disse: “Nós sussurramos”, porque tinha medo de que demônios ouvissem suas orações. Minha resposta foi: “Bem, isso é tolo!”. Você pode ir confiantemente diante do trono da graça. O Antigo Testamento não diz: “E Davi sussurrou ao Senhor”, antes, diz: “E Davi disse ao Senhor”. Você nunca ouviu falar de qualquer momento no ensino do apóstolo Paulo sobre oração em que ele diz: “Não fale alto”. Quando Paulo desejava orar, ele simplesmente orava e não se preocupava se Satanás iria ouvir, porque ele estava vivendo de tal modo que o inimigo não podia fazer nada a respeito. Essa é a questão.


Por John MacArthur

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados