ICP Responde



Porque o nome de Jesus não é Emanuel (Is 7.14)?


"Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel" (Is 7.14).

O nome Jesus não é apenas um apelativo ou um designativo. Foi conferido por meio do anjo Gabriel à Maria: "...eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus" (Lc 1.31). Sendo assim, Maria não poderia ter dado outro nome ao menino que estava a nascer. Jesus é o nome do Messias.

Um fator deve ficar esclarecido e ser considerado sobre esta questão é que os orientais são realmente diferentes em diversos aspectos vigentes na cultura ocidental e isto ocorre também com o nome. A língua dos judeus possui alguns hebraísmos, o que explicamos se tratar de "certas expressões e maneiras peculiares do idioma hebreu que ocorrem em nossas traduções da Bíblia...".

Então, a intenção do escritor e profeta era manifestar que o Messias não somente seria o Deus encarnado habitando com e entre os homens, mas que estaria também realizando a vontade de Deus. A língua hebraica se vale de formas poéticas para se expressar e isso exige de cada estudante da Bíblia muito cuidado para não se confundir. Para citar um outro exemplo, em Isaías 9.6 temos a afirmação de que Jesus seria chamado "Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Como ser portar diante de tantos nomes? Qual deles deveria ser o nome do Messias? Na verdade, se trata de um outro hebraísmo. Note-se também que estes "nomes" foram anunciados por profetas, o que exprime o anseio dos judeus em presenciar e atestar a chegada do Messias. Jesus é a forma grega do hebraico Yeshua (Josué), que significa "O Senhor salva" (Js 1.1). O termo define a futura missão do Filho de Maria, que é salvar o seu povo dos seus pecados (v.21).


Por Gilson Barbosa

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com