ICP Responde



O que é fideísmo religioso?


O fideísmo é um sistema de doutrinas que rejeita o emprego da razão para o exercício da fé, ou seja, prega que a crença religiosa não deve ser apoiada pela razão. O único atributo de que necessitamos é a fé, nada mais. Os fideístas procuram se esquivar de qualquer tipo de argumentação para que possam apoiar sua fé em Deus. Mas esta corrente teológica é flagrada em explícita contradição quando utiliza a própria razão para expor sua doutrina e depois negar seu emprego em questões de fé. Como diz Norman Geisler, "Se alguém não tem razão para não usar a razão, então essa posição é indefensável. Não há razão para que se aceite o fideísmo".

Encontramos na Bíblia textos em que Deus nos convida ao raciocínio franco: "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR..." (Is 1.18) e "... Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1Pe 3.15). Será que Deus criaria seres racionais para depois exigir deles que ignorassem o emprego da razão em questões relativas à sua fé? É claro que não! Devemos assentar que a fé não milita contra a razão nem a razão contra a fé. É fato que um desequilíbrio em quaisquer desses elementos redundará por ofuscar o outro. Assim, o ideal é buscarmos uma moderação saudável entre ambos e vivermos a nossa vida cristã apresentando o nosso culto racional a Deus (Rm 12.1).


Por Elvis Brassaroto Aleixo

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados