ICP Responde



Quem eram os levitas?


Em um sentido lato, levita era qualquer descendente do terceiro filho de Jacó.

"E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta" (2Cr 20.19)

É necessário entendermos em que contexto a Bíblia se reporta aos levitas. O termo "levita", na atualidade, segundo alguns círculos cristãos, é identificado com aqueles que têm a responsabilidade de ministrar o louvor congregacional.

Em um sentido lato, levita era qualquer descendente do terceiro filho de Jacó, Levi (Gn 29.34), cujos filhos foram: Gérson, Coate e Merari (Gn 46.11). Os levitas vieram a se tornar uma tribo sacerdotal, pois os sacerdotes, descendentes de Arão, procederam dela (Êx 6.16-23). Várias atribuições foram delegadas aos levitas, a saber: Os coatitas (descendentes de Coate) eram encarregados de transportar os vasos do santuário e a Arca da Aliança (Nm 3.21); os gersonitas (descendentes de Gérson) transportavam as cortinas e outros equipamentos do tabernáculo (Nm 3.25,26); os meraritas (descendentes de Merari) carregavam as colunas, as barras, as armações, as bases e acessórios do tabernáculo (Nm 3.36,37), e eram também incumbidos da música litúrgica (1Cr 15.16,17,22). Conforme expressa Russel Champlin: "Todos os sacerdotes eram levitas; mas nem todos os levitas eram sacerdotes". Com isso, está querendo nos dizer que existiam o sumo sacerdote, os sacerdotes e os levitas. Dessa forma, os levitas estavam subordinados aos sacerdotes (Nm 8.6), que também eram levitas, e que poderíamos denominar de "levitas sacerdotes". Nos dias de Esdras, eles foram responsáveis por ensinar a Lei ao povo (Ed 8.7,8). Em João 1.19, há menção dos levitas designados para interrogarem João Batista acerca de sua identidade. Logo, os levitas não possuíam, como única especialidade, o louvor. O apóstolo Barnabé, companheiro missionário de Paulo, era levita (At 4.36). Não é possível definir se ele desempenhava funções no templo de Jerusalém. Alguns estudiosos entendem que ele não exerceu o ministério levítico. Em Hebreus 7.11, há uma referência ao "sacerdote levítico" e ressalta que os sacerdotes pertenciam à tribo de Levi. Segundo Colin Brown, "no decurso do tempo, a importância dos levitas foi diminuída". Em nossos dias já não há mais o "ministério levítico", mas irmãos que se intitulam levitas, e não há quaisquer problemas nesta designação, desde que fique esclarecido que o emprego deste título não deve ser entendido no seu significado mais abrangente, como expressa o Antigo Testamento, mas porque os atuais levitas exercem a função de louvar ao Senhor nos cultos, o que não deixava de ser uma das tarefas delegadas a uma classe específica de levitas da original tribo de Levi.


Por Gilson Barbosa

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados