ICP Responde



O que significam as iniciais INRI, afixadas na cruz de Jesus?


São as iniciais latinas da afirmativa de João sobre a inscrição colocada acima da cabeça de Cristo na cruz.

A pergunta é bastante simples e objetiva, porém, antes de respondermos, faremos algumas considerações que nos acrescentaram conhecimento.

Entre os quatro evangelistas que narraram a morte de Jesus, apenas Lucas (23.38) e João (19.20) nos informam a respeito da inscrição sobre a cruz de Jesus Cristo em três línguas. Lucas, de forma ascendente, escreve que as letras foram: gregas, romanas e hebraicas. O evangelista João diz que foram: hebraicas, gregas e latinas (romana). Não queremos aqui debater em que ordem o título foi colocado, pois quanto a isso há várias posições. Alguns sugerem que tenha sido primeiro em latim, depois em grego e, por fim, em hebraico, porque Pilatos, que era o procurador romano da Judéia, de Samaria e de parte da Iduméia, teria se encarregado de escrever primariamente o título.

Segundo pesquisas, este título era escrito numa tábua caiada de gesso, cujo costume mandava colocá-lo acima da cabeça do condenado, quando este estava na cruz. Os historiadores fazem referência a estes costumes. É dito no livro Dificuldades bíblicas e outros estudos, no qual o historiador Eusébio (H. Eccl. V.1) fala da condenação do mártir Átalo (um escravo cristão) desta maneira: "Assim Átalo, o mártir, foi levado em volta do anfiteatro com uma tabuleta diante dele inscrita: 'Este é Átalo, o cristão'."

Houve várias terminologias empregadas pelos evangelistas. Mateus diz: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus" (Mt 27.37); Marcos diz apenas: "O Rei dos Judeus" (Mc 15.26); Lucas, semelhantemente, afirma: "Este é o Rei dos Judeus" (Lc 23.38); e, finalmente, João declara: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus" (Jo 19.19). O testemunho mais aceito é o de João, por ter sido testemunha ocular do episódio da crucificação: "Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava [João] estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho" (Jo 19.26).

Finalmente, respondendo à pergunta, as iniciais INRI formam uma abreviação latina da narrativa joanina: "Jesus Nazareno, o Rei dos judeus" (Jo 19.19), que em latim se expressa: Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum (INRI).


Por Gilson Barbosa

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados