ICP Responde



Em qual sentido podemos dizer que o reino de Deus é tomado pela violência?


Os que aceitassem o evangelho se firmariam na fé por meio de uma atitude resoluta.

"E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele" (Mt 11.12).

Qual é o sentido exato desse texto? Afinal, a interpretação ideal seria uma ação positiva e benéfica ou uma ação negativa e maléfica?

Alguns raciocinam que, nesse texto, Jesus se refere às pessoas que não aceitavam a verdade e a mensagem de Deus nem consentem que outros a aceitem. Outro pensamento, no entanto, diz que alguns indivíduos intentavam uma rebelião contra Roma e usaram de meios violentos com o propósito de estabelecer um reino político. Alguns pensam que as pessoas malvistas pela sociedade, por terem aceitado o evangelho pregado por João e, conseqüentemente, por Jesus, ao olharem para suas antigas práticas pecaminosas se revoltavam com os ensinos de sua antiga religião e praticavam uma série de ação violenta acreditando que, com isso, seriam aceitas no reino de Deus. O entendimento ideal, no entanto, é o que firma que aqueles que aceitaram ou aceitariam o evangelho pregado por João, por Jesus e, depois, pelos discípulos se firmariam na fé por meio de uma atitude resoluta, pois, embora o evangelho estivesse se alastrando por toda a parte, haveria uma oposição, tanto dos inimigos externos como da própria natureza humana pecaminosa.

Isso implica em dizer que os discípulos de Cristo, e os seus seguidores, haveriam de ser valentes, corajosos, porque o próprio João Batista tinha tido uma atitude resoluta ao "enfrentar" o adúltero Herodes. O que está em evidência é o alto valor caracterizado no cristianismo ante a um perigo, a uma perseguição, por amor ao evangelho, à verdade, à fé e à justiça. Essa tem sido a atitude dos cristãos ao longo de toda a história do cristianismo.


Por Gilson Barbosa

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados