ICP Responde



O que significa ser criado à "imagem" de Deus?


A imagem de Deus está relacionada ao homem no sentido moral, intelectual e espiritual.

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gn 1.26).

A imagem de Deus está presente nos relatos bíblicos tanto antes como depois da queda (Gn 1.26; 5.1; 9.6; 1Co 11.7), o que pode gerar, por parte das pessoas, dúvidas com respeito ao que se refere tal afirmativa. Ainda que não haja consenso entre os teólogos sobre a exatidão deste termo, não há dúvidas de que há concordância sobre a criação do homem conforme o relato bíblico.

Os termos imagem e semelhança são sinônimos. Em hebraico, encontram os respectivos paralelos: tselem e demuth; e em grego: eikon e homoiosis. Em ambas as línguas seus significados são vários: imagem, semelhança, aparência, representação, cópia, etc. Devido a tantas tentativas de interpretar o significado dos termos, auxilia sabermos o que eles não significam:

 Não se referem à semelhança física

Quando nos deparamos com algumas atribuições de formas humanas a Deus, estamos diante do que os estudiosos denominam de antropomorfismo. Portanto, quando a Bíblia se refere a Deus com características humanas (Êx 15.16; Mt 5.36), ela está utilizando figuras de linguagem. Aliás, as Escrituras também se referem a Deus como tendo alguns elementos de formas de animais, como ocorrem nos casos "asas" e "penas", em Salmos 91.4, porém, sabemos que literalmente isso é improcedente, tendo validade apenas no âmbito figurativo.

O mormonismo, erroneamente, interpreta a expressão "imagem e semelhança" do livro de Gênesis como uma alusão à semelhança física. Afirma que um dia Deus foi homem como nós, ou seja, como Adão. Contrariando estas assertivas, a Bíblia declara que "Deus é espírito" (Jo 4. 24).

 Não é uma espécie de reivindicação dos seres humanos, como se fossem "pequenos deuses".

Esta mentira teve início com a proposta de transgressão, feita pela serpente à Eva (Gn 3.5) e, na atualidade, também é a proposta dos seguidores do Movimento Nova Era.

Segundo a Bíblia, somente o ser humano, por meio da espiritualidade, tem comunhão com Deus, prerrogativa que os animais não possuem, pois não foram criados com esta "imagem" e "semelhança" de Deus. Este aspecto, da imagem divina, também está plasmado na natureza moral e intelectual do ser humano (Rm 2.14,15). O apóstolo Paulo enfatiza a necessidade de nos transformarmos na imagem de Deus: "E vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" (Ef 4.23,24). Sendo assim, a imagem de Deus está relacionada ao homem no sentido moral, espiritual e intelectual.

Quanto à queda, por mais que ela tenha afetado o ser humano, no entanto, não afetou nele a imago Dei ("imagem de Deus"). Para restaurar a "imagem perdida" de Deus, o ser humano deve aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é" (2Co 5.17).


Por Érica Cristina Januário

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados