ICP Responde



Por que Deus não aceitou a oferta de Caim?


Caim mantinha uma atitude arrogante ao ofertar ao Senhor.

“E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou” (Gn 4.4,5).

O contexto anterior trata do nascimento dos dois primeiros filhos de Adão e Eva. A dramaticidade fica por conta da má intenção de Caim para com seu irmão Abel. Pela atitude de matar o seu irmão, aliás, o primeiro homicídio na história da humanidade, Caim representa a linhagem do pecado. Todavia, tanto Caim como Abel foram instruídos por seus pais a oferecer sacrifícios ao Deus Yahweh, com o objetivo de adoração (ao Senhor) e de expiação de suas culpas (dos dois irmãos).

O sacrifício oferecido por Caim foi o fruto da terra, mas Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, ou seja, um ofereceu uma oferta com sangue e o outro com cereais. Devido a esse fato, alguns estudiosos afirmam que o pecado de Caim foi não oferecer oferta com sangue, como fez seu irmão. Segundo esta posição, Yahweh exigia o sacrifício cruento e não o cereal. Todavia, uma análise mais acurada nos mostra que não foi a ausência de sangue o motivo que levou Deus reprovar a oferta de Caim (Dt 26.1-11). O que está em evidência são as atitudes interiores de cada ofertante e não somente o aspecto exterior.

Em 1João 3.12, encontramos a resposta bíblica: “Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas”. O motivo da recusa estava na intenção dúbia da oferta de Caim: “O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!” (Pv 21.27).

Enquanto Caim mantinha uma atitude arrogante, ao ofertar ao Senhor, Abel oferecia a Deus seu sacrifício com um coração puro: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala” (Hb 11.4).


Por Érica Cristina Januário

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados