ICP Responde



Com que idade os levitas iniciavam o serviço no templo: 20, 25 ou 30 anos?


Havia diferentes tipos de serviços que variavam em suas graduações, envolvendo os levitas aprendizes e os oficiais.

Vejamos o que dizem os textos:

20 anos: "E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém, no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes e os levitas, e todos os que vieram do cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da casa do SENHOR, e constituíram os levitas da idade de vinte anos para cima, para que a dirigissem" (Ed. 3.8; grifo nosso).

25 anos: "Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação" (Nm 8.24; grifo nosso).

30 anos: "Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação" (Nm 4.3; grifo nosso).

Antes de tudo, é necessário atentar para os diferentes tipos de serviço relacionados em cada texto. Os levitas citados em Esdras 3.8, por exemplo, eram uma espécie de superintendentes da obra da casa do Senhor, ou seja, supervisionavam a reconstrução do templo e, portanto, não se ocupam das tarefas oficiais dos levitas em relação ao tabernáculo - no ministério do sacrifício e de outras cerimônias concernentes ao culto. Ao que tudo indica, o emprego dos levitas de idade menor ocorreu em uma circunstância excepcional, devido ao pequeno número de levitas que retornaram do cativeiro babilônico, apenas 74 (V. Ed 2.40; Ne 7.43).

Comentando os demais textos, o estudioso Jamieson-Fausett Brown interpreta que os que iniciavam o serviço aos 25 anos (Nm 8.24) eram aprendizes que necessitavam adquirir experiência nas tarefas (o que era levado a efeito em pouco tempo). Depois disso, por volta dos 30 anos (Nm 4.3), podiam, então, ser admitidos no trabalho integral, exercendo, plenamente, as funções levíticas. A Bíblia deixa implícito que o jovem Samuel, apesar de possuir menos de 20 anos, já desenvolvia algumas tarefas segundo a orientação do sacerdote Eli: "E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli" (1Sm 3.1).

Seja como for, o que precisamos ter em mente é que havia diferentes tipos de serviços que variavam em suas graduações, envolvendo os levitas aprendizes e os oficiais. Norteados por este conhecimento, dissipamos quaisquer aparentes discrepâncias.


Por Elvis Brassaroto Aleixo

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados