ICP Responde



Onde ocorreu a batalha contra os filisteus, num campo de lentilhas ou num campo de cevadas?


É provável que tenha ocorrido uma pequena confusão entre os copistas.

Lentilhas: "E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus" (2Sm 23.11).

Cevada: "Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus" (1Cr 11.13).

Lentilha é uma pequena erva cultivada, da família das leguminosas de vagens, enquanto que cevada é uma erva que produz cereal, cujo grão fornece uma farinha alimentícia empregada na fabricação da cerveja. Assim, não há qualquer semelhança entre elas, certo? Errado.

Alguns estudiosos tentam explicar a diferença entre as duas na narrativa bíblica alegando semelhança que, obviamente, não ocorre no reino vegetal, apenas nas palavras. Ou seja, os termos lentilha e cevada são caprichosamente parecidos, o que pode ter gerado uma pequena confusão entre os copistas da Bíblia hebraica. A semelhança era tanta que uma simples mancha ou imperfeição poderia ocasionar o impasse.

Há, ainda, outros que resolvem o problema pela atribuição de ocasiões distintas em que Deus libertou o povo dos filisteus. De qualquer forma, a mensagem principal enfoca a libertação do povo de Israel em relação aos filisteus (Cf. 1Sm 23.1-14).


Por Elvis Brassaroto Aleixo

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados