ICP Responde



O que significa a expressão "hosana ao Filho de Davi"?


A palavra "hosana" refere-se a uma súplica ao auxilio divino.

"E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!" (Mt 21.9; grifo nosso).

A palavra "hosana" vem do hebraico hosha'na, cujo significado pode ser encontrado na tradução do Salmo 118.25, que diz: "Salva-nos, agora, te pedimos, ó SENHOR; ó SENHOR, te pedimos, prospera-nos" (grifo nosso). Portanto, trata-se de uma súplica ao auxilio divino: "hosha" quer dizer salvar e "na", rogar. Com o decorrer do tempo, porém, a palavra se revestiu da idéia de júbilo em louvor ao Senhor. No contexto narrado por Mateus, é provável que o sentido da palavra tenha sido este último, não se referindo ao seu significado primitivo. O sétimo dia da festa dos Tabernáculos era conhecido como o "Dia de Hosana", ocasião em que o povo se munia de palmas, ramos ou murtas e repetia constantemente os versículos 25 e 26 do Salmo 118, que iniciam com a palavra hosana.

Com o tempo, os feixes de ramos também adquiriram o nome de "hosanas". Quando a multidão, na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, exclamava "Hosana ao Filho de Davi", estava, na realidade, sem saber, proclamando uma grande profecia, pois Jesus cumpriria naquela mesma semana aquele rogo inconsciente - Salva-nos, agora. Naqueles dias, Jesus iria concretizar a suprema obra da salvação, não libertando a nação judaica do jugo romano, como pensavam os patriotas judeus que o saudavam, mas do jugo de Satanás e do pecado que tem escravizado o mundo na perdição. Por esta tão grande salvação, podemos hoje, com júbilo, bradar: "Hosana ao Filho de Davi! Hosana nas alturas!".


Por Elvis Brassaroto Aleixo

© Copyright 2000-2024 Instituto Cristão de Pesquisas


Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com