ICP Responde



O profeta de Deus ameaçou a Davi com quantos anos de escassez, três ou sete?


A redução do período de castigo pode ter ocorrido como resposta divina à petição de Davi.

Três anos: "E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe para ti, ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o anjo do SENHOR destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou" (1Cr 21.11,12; grifo do autor).

Sete anos: "Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou" (2Sm 24.13; grifo do autor).

Há duas possíveis explicações para esta aparente discrepância. Alguns julgam possível que a duração da escassez esteja reduzida entre o período de sete e três anos, mas este posicionamento é apenas supositório, pois não encontra amparo na narrativa bíblica. A primeira explicação para o caso pode ser fundamentada pelo fato de que em 2Samuel 24.13 Davi é questionado acerca de qual das três opções de castigo pelo seu pecado ele escolheria. Já em 1Crônicas 21.11,12 não há perguntas, é dito de forma imperativa para que Davi simplesmente faça sua escolha. Portanto, é provável que o profeta Gade primeiramente tenha indagado a Davi - "Queres que sete anos de fome te venham à tua terra?" - e, posteriormente, disse para que ele fizesse uma escolha - "Escolhe para ti, ou três anos de fome..." Neste contexto, é sugerido que o texto de 2Samuel registrou o encontro em que as opções foram apresentadas a Davi e 1Crônicas registrou o retorno do profeta para tomar conhecimento de sua decisão, ocasião em que houve a redução do período de fome de sete para três anos, como resposta divina à petição de Davi.

A segunda explicação é um provável erro do copista. É importante salientar que algumas versões bíblicas corrigiram este suposto "erro" em 2Samuel justificando o fato pela proeminência de manuscritos em que consta o número três. Entre estas versões estão a Nova Versão Internacional e a Tradução na Linguagem de Hoje.


Por Gilson Barbosa

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados