ICP Responde



Como era realizado o sepultamento nos tempos bíblicos?


O uso de caixões, como conhecemos hoje, não era conhecido na época.

O mais conhecido túmulo na história dos hebreus era a caverna de Macpela. Abraão a comprou dos filhos de Zoar. A tradição indica que se localizava onde hoje está a Mesquita de Haram el Khalil, em Hebrom. Os personagens mais destacados ali sepultados foram: Sara, Abraão, Isaque, Rebeca, Lia e Jacó (Gn 25.9; 35.29; 49.31). Uma boa quantia foi dada pela compra da caverna. Isso indica como o sepultamento era importante para os antigos hebreus. Esse zelo foi demonstrado também por Jacó, José e Moisés. Moisés se preocupou em cumprir o desejo de José, levando os ossos deste pelo deserto. Somente Josué, finalmente, pôde cumprir o desejo de José, conforme lemos em Josué 24.32.

Havia também a preocupação de se sepultar o defunto no menor espaço de tempo possível (Dt 21.22-23). Houve exceções, nos casos de José e de Jacó (v. Gn 50.2,26). Geralmente, o lugar do sepultamento era uma caverna, ou mesmo uma vala - conforme as condições da família do morto. Aqueles que tinham mais condições envolviam seus mortos em panos e colocavam junto grandes quantidades de perfumes e especiarias, para neutralizar os odores da decomposição. Depois, colocavam as especiarias junto ao corpo e o enrolavam em panos de linho. O uso de caixões, como conhecemos hoje, não era comum nessa época.

Os sepulcros, geralmente, eram visitados após um longo período após o sepultamento, quando, então, os ossos eram retirados e depositados em um ossuário, uma caixa pequena. O ossuário então era colocado em outro lugar, junto a outras caixas. Um exemplo desse costume foi o ossuário de Tiago, irmão do Senhor, encontrado recentemente.


Por Márcio Souza

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados