ICP Responde



O evangelho de Marcos 5.10 indica que os demônios são regionais. Será que existe alguma rivalidade entre eles por causa disso?


Não temos informações suficientes para delinearmos o campo de atuação dos demônios.

A narrativa no evangelho de Mateus menciona somente o pedido dos demônios para que fossem enviados aos porcos. Mas o evangelho de Marcos fala do desejo prévio dos demônios de que não fossem enviados para fora do país, ou seja, daquele território geográfico. Lucas menciona que os demônios não desejavam ser expulsos e lançados no abismo — uma referência ao hades. O ponto básico é que os demônios queriam evitar o tormento, conforme mencionado em Mateus 8.29. Alguns estudiosos explicam que na região de Decápolis se concentravam os judeus helenizados, apóstatas. Não temos aqui informação suficiente para delinearmos o campo de ação dos demônios. Podemos concordar que deve haver uma hierarquia baseada no poder desses seres espirituais. Contudo, o texto bíblico enfatiza a soberania de Jesus sobre quaisquer classes demoníacas. Enquanto os exorcistas afirmavam que precisavam saber os nomes das entidades manifestadas, notamos que o Senhor Jesus apenas ordenou uma vez a toda legião, e não houve necessidade que identificasse um por um.


Por Luiz H. Silva

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados