ICP Responde



Como surgiu a palavra judeu? Porque os israelitas são conhecidos como judeus?


A palavra Judeu pode ter diversos significados.

A palavra Judeu originou do nome de um dos filhos de Jacó, referia-se inicialmen-te, à tribo de Judá. Posteriormente, aplicou-se a todo o povo de Israel. Um judeu, em nos-sos dias, é considerado um membro da nação de Israel, alguém que descende de genito-res judeus. Um convertido ao judaísmo, sem importar qual a sua etnia original, é conside-rado um judeu. Observe as definições de algumas enciclopédias.

Nathan Ausubel comenta: Essa palavra (judeu), naturalmente é derivada de Juda-eus, isto é, pessoa natural da Judéia. Judéia era o nome que os romanos davam a Judá (Iehudah) o reino judaico do sul que conquistaram e apagaram do mapa, finalmente, em 70 E.C. No livro de Ester, que se reporta a um período ainda não identificado da história do império persa, os judeus, embora fossem de há muito assimilados culturalmente e fossem naturais do país, eram somente identificados como um grupo religioso que seguia a fé do Deus de Israel. Na definição mais ampla dos pais de hoje, é considerado suficiente que um “judeu” seja, etnicamente, de ascendência judaica; ele não tem que ser religioso para ser identificado como tal .

A Enciclopédia Larousse Cultural alista os seguintes conceitos: 1. Na antigüidade, habitante do reino de Judá ou da província de Judá. 2. Pessoa que professa a religião judaica... 3. Pessoa que pertence à comunidade israelita, ao povo judeu. Os judeus não constituem uma raça, no sentido antropológico do termo, mas uma etnia – comunidade etnocultural e histórica.


Por Luis Carlos Alves

  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados