ICP Responde



Porei inimizade entre ti e a mulher (Gn 3.15)


Catolicismo Romano. Pensadores católicos dizem que esta passagem está se referindo a Maria, sua Imaculada Conceição, e à sua atuação na obra de redenção.

Resposta apologética: O versículo não faz nenhuma referência a Maria ou à sua alegada imaculada concepção. Mesmo que Maria, de alguma forma indireta, pudesse ser ligada a este texto, seria um salto gigantesco procurar aqui evidências a favor da Imaculada Conceição, porque não existe, nesta passagem, nenhuma referência a respeito. A interpretação literal do texto é que tanto Eva (e não Maria) quanto sua posteridade estarão em constante guerra contra Satanás e seu reino, culminando na vitória esmagadora do Messias sobre o diabo e seus seguidores. A "mulher", obviamente, é Eva, e a "semente da mulher" é, clara e literalmente, sua descendência (Gn 4.1,25), culminando em Cristo, vitorioso sobre Satanás (Cf. Rm 16.20). Além do mais, a passagem não diz que a mãe do Messias seria concebida sem pecado.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados