ICP Responde



Traze-os fora a nós, para que os conheçamos (Gn 19.5-8)


Homossexuais. Os movimentos em defesa dos homossexuais (isto é, movimentos gays) afirmam que quando os homens daquelas cidades pediram a Ló para conhecerem os visitantes (os dois anjos com aparência humana), não pretendiam manter relações sexuais com eles. Dizem que, maliciosamente, o verbo conhecer foi interpretado como sinônimo de ato sexual. Afirmam, ainda, que o pecado de Sodoma e Gomorra foi a inospitalidade e não a homossexualidade. E baseiam este pensamento no costume cananeu que garantia proteção a quem fosse recebido sob um teto.

Muita coisa é alegada em favor disso a partir da frase de Ló: “Nada façais a estes varões, porque por isso vieram à sombra do meu telhado” (v. 8b). Por isso ele teria oferecido suas filhas para que pudesse satisfazer a multidão zangada e, dessa forma, proteger a vida dos visitantes que estavam sob seu teto.

A solicitação dos habitantes da cidade para conhecê-los seria simplesmente um meio de obterem alguma informação sobre aqueles estranhos (19.7), já que a palavra hebraica “conhecer” (yadha), geralmente, não teria nenhuma conotação sexual (cf. Sl 139.1).

Nova Era. Alguns de seus adeptos utilizam o mesmo raciocínio empregado pelos grupos gays, como, por exemplo, Matthew Fox. Acreditam que a homossexualidade é tão aceitável ao “cristo cósmico” quanto a heteros¬sexualidade.

Resposta apologética: É verdade que o verbo que aparece na referência em estudo é o hebraico yadha, que tem vários significados (segundo os especialistas, ele aparece mais de 900 vezes no Antigo Testamento). E aqui, neste caso, tem conotação sexual, porque a resposta de Ló, oferecendo suas duas filhas virgens, aponta nesta direção (v. 8).

Em verdade, aqueles não queriam as mulheres, antes, estavam dominados pelo desejo homossexual. O Novo Testamento (Cf. Jd 7) confirma que sua intenção era realmente a violação homossexual. Os textos de 2Pe 2.7-10 e 1Tm 1.8-10 listam diversas violações da lei e colocam os sodomitas lado a lado com os parricidas, matricidas e roubadores de homens.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados