ICP Responde



Tenho visto a Deus face a face (Gn 32.30)


Mormonismo. Afirma que Deus Pai tem corpo físico e rosto que podem ser vistos.

Ceticismo. Diz haver contradição entre a referência em estudo e Êxodo 33.20,23 e João 1.18, por não concordarem com a possibilidade de o homem ver o Senhor face a face.

Resposta apologética: Existe diferença entre contemplar uma representação de Deus em figura humana e testemunhar com olhos humanos sua glória celeste descoberta. A referência em estudo nos mostra que Jacó estava diante de uma manifestação teofânica de Deus. Ou seja, uma aparição representada na forma humana. Neste caso, tratava-se de uma aparição tangível, mas que não refletia a glória e o resplendor celeste. O que seria algo impossível, de acordo com Êxodo 33.20. Para o apóstolo Paulo, era extremamente possível contemplar o resplendor divino de forma íntima, imanente (2Co 4.6). Jesus atestou a possibilidade da contemplação de Deus, o Pai, apenas em representação humana, quando disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14.9).


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados