ICP Responde



Todas estas são as doze tribos de Israel (Gn 49.28)


Ceticismo. Compara esta referência com Gênesis 48.20 para questionar o número correto das tribos de Israel (doze ou treze?), alegando que há contradição.

Resposta apologética: Jacó foi pai de doze filhos e não treze. O texto de Gênesis 48.22 mostra que José foi favorecido por seu pai com uma porção dobrada da herança distribuída, o que esclarece o seguinte: não havia uma tribo com o nome de José, mas haveria duas tribos intrinsecamente relacionadas a José. Estamos falando das tribos Efraim e Manassés. Em termos práticos, Efraim seria a tribo "A" e Manasses a tribo "B" da casa de José. A questão é dirimida pelo fato de a tribo de Levi não ter recebido possessão territorial: seus descendentes foram distribuídos pelo território de Canaã, após sua conquista (Nm 18.23,24). Como podemos ver, doze territórios foram estabelecidos para as tribos de Israel. E não treze.


  • Leia também




    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso de Teologia On-line Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados.

    Ícones feitos por Freepik from www.flaticon.com