ICP Responde



Guardareis os meus sábados [...] a terra folgará nos seus sábados (Lv 26.2,34)


Adventistas do Sétimo Dia. Ensinam que "os meus sábados" são os sábados semanais e os "seus sábados", os sábados cerimoniais, já abolidos.

Resposta apologética: Se os sábados chamados por Deus de "os meus sábados" e "seus sábados" são diferentes, poderíamos, por analogia, raciocinar que o Pai, mencionado por Jesus em João 20.17 como "meu Pai", é diferente do Pai mencionado por Jesus com a invocação de "vosso Pai". Será que o fato de se alterar o pronome possessivo mudou também o Pai? Comparemos Isaías 56.7 ("Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração...") com Mateus 23.37,38 ("Jerusalém, Jerusalém [...] Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta"). Será que podemos admitir que estes dois textos estão se referindo a duas casas diferentes ou ao templo de Jerusalém?

Comparemos, agora, Números 28.3,6 ("E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto; este é o holocausto contínuo, instituído no monte Sinai, em cheiro suave, oferta queimada ao SENHOR") com Deuteronômio 12.6: ("E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas"). Poderíamos, porventura, entender que estão se referindo a sacrifícios diferentes simplesmente porque o pronome "vossos" é empregado no segundo texto?

Se fosse assim, seria lógico comparar Levítico 26.2 com Levítico 26.34, 35 e ensinar que se referem a sábados distintos simplesmente porque trazem pronomes possessivos diferentes: meus e seus?

Ora, as mesmas instituições dizem que são do Senhor porque foram ordenadas pelo Senhor e dos judeus porque foram designados para os judeus. O que passar disso é jogo de palavras para fundamentar uma lei que fora abolida por Cristo na cruz.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados