ICP Responde



Que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão (Nm 14.35)


Ceticismo. Com base apenas no testemunho arqueológico, contradita este texto ao afirmar que se o mesmo possui veracidade histórica, logo a região deveria estar eivada de sepulturas.

Resposta apologética: A condição de nômade do povo peregrino hebreu e, por conseqüência, suas constantes mudanças de acampamento impediam-no de edificar sepulturas com estruturas duráveis, à medida que a geração mais velha ia perecendo. Assim, não se pode falar na preservação de esqueletos sepultados em covas rasas, cavadas na areia ou em pedriscos, e muito menos na possibilidade de sua violação, por parte dos animais que se alimentavam da carne de cadáveres pútridos.

A reclamação dos céticos, portanto, não procede, para que possa comprometer a veracidade histórica do registro bíblico, segundo o qual, todos os adultos que se envolveram na rebelião de Cades Barnéia faleceram antes da travessia do rio Jordão. Exceto, é claro, Josué e Calebe.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados