ICP Responde



Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei (2Sm 1.10)


Ceticismo. Confronta esta referência com 1Samuel 31.4 e 1Crônicas 10.4 para fundamentar uma contradição quanto à morte de Saul, que, segundo afirmam os céticos, ora a Bíblia fala que foi pelas mãos de um amalequita, ora que ele se suicidou.

Resposta apologética: Quanto a essa questão, duas teses são sustentadas. A primeira delas versa sobre a veracidade dos textos de 1 e 2Samuel. Aqui, o relato do amalequita seria um suplemento à narrativa de 1Samuel, pois o estrangeiro trazia consigo o bracelete e a coroa de Saul, supostas provas de que o que falava era verdade. Irado com a notícia, Davi teria matado o amalequita.

A segunda, mais crível e fiel aos textos, declara que a narrativa do amalequita é uma fábula inventada e criada por ele próprio com a intenção de angariar o crédito e o respeito de Davi quando lhe contasse que havia assassinado Saul.

Como se pode ver, não há qualquer contradição bíblica. Em verdade, o amalequita quis tirar proveito pessoal da trágica situação, assumindo um homicídio que não cometera.


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2019 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados