ICP Responde



Porque Davi não subiu aos céus (At 2.34)


Testemunhas de Jeová. Fazem o seguinte questionamento: "Vão para o céu todas as pessoas boas? Davi não ascendeu aos céus. Logo, nem todas as pessoas boas vão para os céus".

Resposta apologética: As Testemunhas de Jeová selecionam apenas os versículos que lhes interessam. O assunto em debate só pode ser compreendido quando se lê todo o contexto dos 25 a 35. Porventura o texto em referência está afirmando que Davi não está atualmente no céu? Do que se fala aqui? Aqui, é feita uma referência ao Salmo 110.1 (que é messiânico), escrito por Davi. O que diz exatamente o texto? Em suma, não está corroborando com a idéia de que Davi não subiu ao céu.

Ao pronunciar tais palavras, Davi ainda estava na terra. Logo, o argumento de Pedro é claríssimo. O que estava querendo dizer é que Davi não precisou subiu ao céu para tomar conhecimento dessa profecia, relacionada ao Messias, e escrevê-la, ainda na terra, quando ele próprio declarou: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita". Uma prova de que Davi cria que a alma sobrevive à morte do corpo encontra-se em 2Samuel 12.23: "Porém, agora que está morta [a criança], por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim".


  • Leia também



    Bíblia Apologética com Apócrifos Série Apologética Curso Teologia Online Curso Básico de Teologia Curso Médio de Teologia Curso Bacharel de Teologia
    Contato
    Siga

    © 2017 - 2020 ICP - Instituto Cristão de Pesquisas. Todos os direitos reservados